Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 28 de maio de 2019

Stanley Kunitz - O Retrato

Pretender negar as circunstâncias e os fatos – sobretudo aqueles que se nos apresentaram mais intoleráveis, inassimiláveis – pode tornar-nos duros com quem, em algum momento, resolver trazê-los à tona, reavivando a memória que, debalde, escusava-se em restituí-los ao presente, planejando sepultá-los para sempre.

Tanto mais vale a premissa se o fato em espécie diz respeito a um suicídio de quem mais se esperava apoio, quando se está prestes a dar à luz um filho: é o caso do poema – e a ação é uma brutal bofetada no rosto do pirralho que ousou trazer novamente à presença o retrato do pai suicida, um estalo a percutir por toda a vida!

J.A.R. – H.C.

Stanley Kunitz
(1905-2006)

The Portrait

My mother never forgave my father
for killing himself,
especially at such an awkward time
and in a public park,
that spring
when I was waiting to be born.
She locked his name
in her deepest cabinet
and would not let him out,
though I could hear him thumping.
When I came down from the attic
with the pastel portrait in my hand
of a long-lipped stranger
with a brave moustache
and deep brown level eyes,
she ripped it into shreds
without a single word
and slapped me hard.
In my sixty-fourth year
I can feel my cheek
still burning.

Retrato de Ambroise Vollard
(Paul Cézanne: pintor francês)

O Retrato

Minha mãe jamais perdoou meu pai
por suicidar-se,
especialmente num momento tão incômodo
e em um parque público,
naquela primavera
quando eu estava à espera de nascer.
Ela enclausurou o nome dele
em seu mais abstruso armário
sem permitir que de lá saísse,
ainda que eu pudesse escutá-lo a bater.
Quando desci do sótão,
segurando o retrato em pastel
de um estranho de lábios longos
com um bigode indômito
e profundos olhos castanhos,
ela o rasgou em pedaços
sem uma só palavra
e me esbofeteou com força.
No meu sexagésimo quarto ano
posso sentir minha bochecha
ainda ardendo.

Referência:

KUNITZ, Stanley. The portrait. In: KEILLOR, Garrison (Selector and Introducer). Good poems. New York, NY: Penguin Books, 2003. p. 346.

Nenhum comentário:

Postar um comentário