Alpes Literários

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UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 30 de setembro de 2018

Carl Sandburg - Nossos Infernos

Sandburg pretende nos mostrar que o inferno, sob o nosso ponto de vista, é uma criação própria de nossas cabeças, não se parecendo com o inferno concebido por terceiros, que responde às visões que, por sua vez, lhes são singulares. É claro que pode haver certa margem de interseção entre as várias concepções de inferno, mas isso não está explicitamente expresso no poema do norte-americano.

Ademais, há certa convergência da tese em apreço com a máxima sartreana de que “o inferno são os outros”, uma simples questão de alteridade infernal. Desse modo, se há miríades de concepções de inferno, tudo muito passando pela subjetividade, poder-se-ia levar o assunto a debate no “Pandæmonium” de Milton, para lá se chegar a um consenso habermasiano do que seria o tipo-ideal weberiano do inferno! (rs)

J.A.R. – H.C.

Carl Sandburg
(1878-1967)

Our Hells

Milton unlocked hell for us
and let us have a look
Dante did the same
Each of these hells is special
One is Milton’s, one Dante’s
Milton put in all that for him
was hell on earth
Dante put in all that for him
was hell on earth

If you unlock your hell for me
And I unlock my hell for you
They will be two special hells
Each of us showing what for us
is hell on earth
Yours is one hell, mine another

Pandæmonium: a capital do inferno
(John Martin: pintor inglês)

Nossos Infernos

Milton revelou-nos o inferno,
permitindo que déssemos uma olhada.
Dante fez o mesmo.
Cada um desses infernos é singular:
um é o de Milton e o outro é o de Dante.
Milton exprimiu tudo o que para ele
era o inferno sobre a terra.
Dante exprimiu tudo o que para ele
era o inferno sobre a terra.

Se você me revela o seu inferno
e eu lhe revelo o meu inferno,
serão eles dois infernos singulares.
Cada um de nós a mostrar o que
nos parece ser o inferno sobre a terra.
Um inferno é o seu, outro é o meu.

Referência:

SANDBURG. Carl. Our hells. In: __________. Complete poems. New section: Sky talk. New York, NY: Harcourt, Brace and Company, 1950. p. 662-663.

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