Emerson nomeia o seu poema de modo a sugerir a interconexão, a
articulação, a clareza e a expressividade por meio da linguagem. E quanto tempo
o poeta terá gasto para moldar a palavra, de forma a deixá-la num padrão
poético clássico, tal como o do original abaixo transcrito?!
O autor norte-americano veicula a ideia de uma mente celestial, digna de
nossas honras, que a tudo gera por meio da palavra, tal como ocorre no Gênesis, mesmo a despeito de não ser necessário mais do que um só vocábulo para
tanto, laconismo esse perseguido pelo poeta.
J.A.R. – H.C.
Ralph Waldo Emerson
(1803-1882)
Merops (*)
What care I, so they stand the same,−
Things of the heavenly mind,−
How long the power to give them fame
Tarries yet behind?
Thus far to-day your favors reach,
O fair, appeasing presences!
Ye taught my lips a single speech,
And a thousand silences.
Space grants beyond his fated road
No inch to the god of day,
And copious language
still bestowed
One word, no more, to say.
Amor Sagrado e Amor Profano
(Giovanni Baglione:
pintor italiano)
Merops
De que posso cuidar,
para que as coisas
Do celestial espírito
permaneçam as mesmas?
Por quanto tempo o
poder de honrá-las
Contudo tem ficado
para trás?
De há muito até hoje
os vossos favores alcanço,
Apaziguadoras
presenças, ó justo!
Vós instruístes meus
lábios a um só discurso,
E a mil silêncios.
Ofertais espaços para
além da fadada trilha
Mas absolutamente
nada ao deus do dia,
E ainda concedestes copiosa
linguagem:
Uma palavra, não
mais, para se enunciar.
Nota:
(*) Merops - Rei da ilha de Cos, que desposou a
ninfa Echemeia, alvejada por Artemis por ter deixado de adorar a deusa. Como
Merops, em razão disso, estava prestes a atentar contra a própria vida, Hera comiserou-se
do viúvo enlutado e o colocou entre as estrelas, sob a forma de águia (Constelação
de Aquila). Em grego, “merops” (μεροψ) significa “linguagem
articulada”, sentido que se mostra adequado frente ao que o poema se propõe.
Referência:
EMERSON, Ralph Waldo. Merops. In: BENÉT, William Rose; AIKEN, Conrad (Eds.). An
anthology of famous english and american poetry. New York, NY: Random House
Inc., 1945. p. 592. (The Modern Library)
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