Num de seus redutos preferenciais – a sala de aula –, a poesia se vê
sufocada ante a falta de interesse acadêmico, e, ainda assim, resiste, como uma
flor que pode retomar sua chama de dentro das páginas das obras em que
inscrita.
As bibliotecas, ‘locus’ onde os livros têm seu primado, são vistas como
claustros que ninguém se dá ao trabalho de visitá-los e, por isso, sem o
compulsar das páginas de seus tomos, o que rola no ateneu são opiniões de
enésima ordem.
J.A.R. – H.C.
José Emilio Pacheco
(1939-2014)
Al Terminar la Clase
Más temprano que
tarde la poesia
llega a los
claustros.
Bibliotecas que no
consulta nadie,
opiniones de cuarta o
quinta mano,
comentários
triviales, haz de anécdotas
en el salón de clase
(auditório cautivo
indiferente).
“Cultura” en fin y “tradición”.
Es triste.
Sin embargo la llama
no se extingue.
Solo duerme,
prensada y seca flor
en un libro,
que de repente
puede encenderse
viva.
En: “Irás y no Volverás” (1973)
En: “Irás y no Volverás” (1973)
Ruídos na Sala de Aula
(Rudolf Geyling:
pintor austríaco)
Ao Término da Aula
Mais cedo que tarde,
a poesia
chega aos claustros.
Bibliotecas que
ninguém consulta,
opiniões de quarta ou
quinta mão,
comentários triviais,
feixe de anedotas
na sala de aula
(auditório cativo e indiferente)
“Cultura”, enfim, “tradição”.
É triste.
No entanto, a chama
não se extingue.
Somente dorme,
prensada e seca flor
num livro,
que, de repente,
pode acender-se
viva.
Em: “Irás e não Voltarás” (1973)
Em: “Irás e não Voltarás” (1973)
Referência:
PACHECO, José Emilio. Al terminar la clase.
In: __________. Contraelegía.
Introducción, edición e selección de Francisca Noguerol. 1. ed. Salamanca, ES: Ediciones
Universidad de Salamanca, 2009. p. 191. (Biblioteca de América; v. 42)
❁
Grande poeta!
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