Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Afonso Lopes Vieira - O Gato

Uma historinha venturosa de um gato que se põe à janela, desse modo usufruindo das comodidades da casa de seu dono: tal é o enredo do poema proposto pelo poeta lusitano Afonso L. Vieira.

A dormir, pensar e sonhar, o gato enrosca-se à vontade ronronando à luz do sol ou sob o frescor das noites de inverno, sem nutrir inveja de quem quer que seja, pássaros, cavalos ou peixes – em suma, de quaisquer seres viventes em ar, terra ou mar!

J.A.R. – H.C.

Afonso Lopes Vieira
(1878-1946)
Retrato de Columbano Bordalo Pinheiro

O Gato

O gato, à sua janela,
ao sol, que brilha fulgindo,
vai dormindo,
vai pensando
e vai sonhando:

– “Ó minha linda casinha,
tu és minha, muito minha,
nem há outra melhor que ela...”

O gato, à sua janela,
ao sol, que brilha fulgindo,
vai dormindo,
vai pensando
e vai sonhando:

– Pelas noites de invernia,
quando o vento, num lamento,
muito lento, muito longo,
muito fundo, de agonia,
ruge e muge,
e a chuva bate à janela,
nos vidros, fina, a tinir...
ai como é bom,
ai como é bom dormir
ao serão, todo enroscado
ao pé do lume doirado,
fazendo ron-ron-ron-ron...

– “Ó minha linda casinha,
tu és minha, muito minha,
nem há outra melhor que ela...”

O gato, à sua janela,
ao sol, que brilha fulgindo,
vai dormindo,
vai pensando
e vai sonhando:

– Não tenho inveja a ninguém:
nem aos pássaros do ar,
a voar;
nem aos cavalos saltando,
galopando;
nem aos peixinhos do mar,
a nadar;
Não tenho inveja a ninguém
aqui na minha janela,
onde me sinto tão bem...

– “Ó minha linda casinha,
tu és minha, muito minha,
nem há outra melhor que ela...”

Gato à Janela
(Alexander Gunin: pintor russo)

Referência:

VIEIRA, Afonso Lopes. O gato. In: JACKSON, W. M., INC. (Eds.). Tesouro da juventude: livro da poesia. São Paulo, SP: Gráfica Editora Brasileira Ltda., 1956. Vol. X, p. 101.
ö

2 comentários:

  1. Acabo de ouvir, com muito agrado, este poema à porta do mercado de Leiria, por uma voz acompanhada por uma banda de metais. Bom começo de dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Irene, começar o dia ao embalo de uma poema!
      A poesia tem esse dom de tornar os dias mais leves (pelo menos certos tipos de poesia).
      Um abraço,
      João A. Rodrigues

      Excluir