Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Bhagavad Gîtâ (Excerto)

O Gîtâ (“Canção de Deus”, em sânscrito) principia antes do clímax da Guerra Kurukshetra, na qual o príncipe Pandava Arjuna se vê assolado por dúvidas no campo de batalha. Percebendo que seus inimigos são os seus próprios parentes, amigos queridos e reverenciados, ele se vira para o seu cocheiro e guia, Krishna, rogando-lhe conselhos. Em resposta à desorientação e ao dilema moral de Arjuna, Krishna o instrui sobre os seus deveres como guerreiro e príncipe, proferindo uma variedade de conceitos filosóficos, vale dizer, atinentes à ciência da autorrealização e da consubstanciação da unidade no divino.

O excerto abaixo traduz o momento exato em que Krishna, a representação da divindade, estimulado pela curiosidade de Arjuna, enuncia-lhe os seus poderes e formas de manifestação neste plano da realidade.

J.A.R. – H.C.

Krishna Instrui Arjuna
(Jadurani Devi Dasi: artista norte-americana)

A Excelência Divina
(Excerto)

(...)

32. De toda a criação, Eu sou o princípio,
o meio e o fim. Das ciências, sou a ciência do
Espírito e o verbo dos oradores.

33. Das letras, sou o A; nas palavras a conjunção.
Eu sou o tempo perdurável e Aquele cuja
face se volta para todas as partes.

34. Eu sou tanto a Morte, que não poupa
a ninguém, como o Renascimento, que dissolve
a Morte. Eu sou a Glória, a Fortuna, a Eloquência,
a Memória, o Juízo, a Força, a Fidelidade,
a Paciência.

35. Entre os cantos, sou o Hino Sublime;
entre os versos, sou o Verso Místico. Entre as
estações, sou a primavera; entre os meses, sou
o mês mais frutífero.

36. Eu sou a sorte entre os jogadores, e o
Esplendor de tudo o que brilha. Eu sou a Valentia
e a Vitória; Eu sou a Bondade dos bons.

37. Eu sou o chefe de grandes tribos e famílias;
Eu sou o Sábio dos sábios, o Poeta dos
poetas, o Bardo dos bardos, o vidente dos videntes,
o Profeta.

38. Para os governadores, sou o Cetro do
poder; entre os estadistas e conquistadores, sou
a Diplomacia e a Política. Sou o Silêncio dos
segredos, e o Saber dos eruditos.

39. Em suma, ó príncipe! Eu sou Aquilo
que é o princípio essencial na semente de todos
os seres e de todas as coisas na Natureza; cada
ser, animado ou inanimado, é por Mim penetrado,
e, sem Mim, nada pode existir nem por um instante.

40. Sem fim são as minhas manifestações
divinas, ó Arjuna! Só exemplos delas te apresentei.
Os meus poderes são infinitos em qualidade
e variedade.

41. Todo ser e toda coisa são o produto
de uma infinitésima porção do meu Poder e
da minha Glória.

42. Mas para que mais minúcias, ó príncipe?
Sabes que Eu sustento todo este universo continuamente,
só com um infinitesimal fragmento de Mim mesmo.

Parthasarathi
(Sriman Pariksit Dasa: artista norte-americano)

Referência:

A excelência divina (excerto). In: BHAGAVAD-GÎTÂ: a mensagem do mestre. Tradução de Francisco Valdomiro Lorens. 22. ed. São Paulo, SP: Pensamento, 2000. p. 115-116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário