Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 10 de março de 2016

Rafael Cadenas - Ars poetica

Eis aqui mais um programa para a criação poética, desta feita elaborado pelo poeta venezuelano Rafael Cadenas: um roteiro que propugna pela palavra sempre impregnada pela verdade, sem “dourar a pílula”.

Para tanto, o poeta recorre à precisão, à seleção exata do texto, sem aproximações, sem rodeios, sem retórica verborrágica, de modo a expressar exatamente aquilo que deseja, para que haja identidade entre o que lhe vai no interno e a plena ênfase depositada no poema.

J.A.R. – H.C.

Rafael Cadenas
(n. 1930)

Ars poetica

Que cada palabra lleve lo que dice.
Que sea como el temblor que la sostiene.
Que se mantenga como un latido.

No he de proferir adornada falsedad ni poner tinta dudosa ni
añadir brillos a lo que es.
Esto me obliga a oírme. Pero estamos aquí para decir verdad.
Seamos reales.
Quiero exactitudes aterradoras.
Tiemblo cuando creo que me falsifico. Debo llevar en peso mis palabras.
Me poseen tanto como yo a ellas.

Si no veo bien, dime tú, tú que me conoces, mi mentira, señálame
la impostura, restriégame la estafa. Te lo agradeceré, en serio.
Enloquezco por corresponderme.
Sé mi ojo, espérame en la noche y divísame, escrútame, sacúdeme.

De: “Intemperie” (1977)

Pulsação
(Tanya Vasilenko: pintora ucraniana)

Ars poetica

Que cada palavra conduza o que exprime.
Que seja como o tremor que a sustenta.
Que se mantenha como uma pulsação.

Não hei de proferir adornada falsidade nem pôr tinta duvidosa nem
acrescentar brilhos ao que é.
Isto obriga a ouvir-me. Porém estamos aqui para dizer a verdade.
Sejamos reais.
Quero exatidões aterradoras.
Tremo quando creio que me falsifico. Devo sopesar minhas palavras.
Possuem-me tanto como eu a elas.

Se não vejo bem, diz-me tu, tu que me conheces, minha mentira, assinala-me
     a impostura, esfrega-me a trapaça. Agradecer-te-ei, honestamente.
Fico louco por retribuir.
Sê meu olho, espera-me na noite e divisa-me, escrutina-me, sacode-me.

De: “Intempérie” (1977)

Referência:

CADENAS, Rafael. Ars poetica. In: Ortega, Julio (Comp.). Antología de la poesía hispanoamericana actual. 8. ed. México (DF): Siglo XXI, 2001. p. 288.

Nenhum comentário:

Postar um comentário