Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sexta-feira, 4 de março de 2016

Frank O’Hara - Autobiografia Literária

Um poema a retratar a difícil solidão de uma criança órfã que, mais tarde, tornou-se um poeta, a distribuir aos seus pares toda a beleza que lhe vai no interno, num processo catártico viabilizado quase sempre pelo universo da arte.

Há uma certa autoironia de O’Hara, quando afirma ser o “centro de toda a beleza”. Seja como for, uma solitária experiência se transformou num canto de celebração ao poder de que ora lança mão para expressar intimidade e abstração.

A ideia do poema como que ratifica a tese de Rubem Alves, para quem “ostra feliz não faz pérola”, exato título de uma de suas obras. O argentino Ernesto Sabato defende argumento de semelhante teor: 

“Quando era moço, eu escrevia sempre que me sentia infeliz, sozinho ou desajustado com o mundo em que me coube nascer. E penso se não será sempre assim, se a arte não nascerá invariavelmente de nosso desajuste, de nossa ansiedade e nosso descontentamento. Uma espécie de gesto de reconciliação com o universo, tentado por esta raça de frágeis, inquietas e ansiosas criaturas que somos os seres humanos” (SABATO, 2008, p. 77-78).

J.A.R. – H.C.

Frank O’Hara
(1926-1966)

Autobiographia Literaria

When I was a child
I played by myself in a
corner of the schoolyard
all alone.

I hated dolls and I
hated games, animals were
not friendly and birds
flew away.

If anyone was looking
for me I hid behind a
tree and cried out “I am
an orphan.”

And here I am, the
center of all beauty!
writing these poems!
Imagine!

O Órfão
(Walter Langley: pintor inglês)

Autobiografia Literária

Quando eu era criança
brincava comigo mesmo num
canto do pátio da escola
completamente sozinho.

Eu execrava as bonecas e me
aborrecia com os jogos, os animais
eram-me inamistosos e os pássaros
para longe voavam.

Se alguém ficasse olhando
para mim, escondia-me atrás de
uma árvore e bradava “Eu sou
um órfão”.

E aqui estou eu, o
centro de toda a beleza!
escrevendo estes poemas!
Imaginem!

Referências:

O’HARA, Frank. Autobiogrphia literaria. In: AXELROD, Steven Gould; ROMAN, Camile; TRAVISANO, Thomas (Eds.). The new anthology of american poetry: postmodernisms 1950-present. v. 3. Piscataway, NJ: Rutgers Unviersity Press, 2012. p. 207.

SABATO, Ernesto. Os valores comunitários. In: __________. A resistência. Tradução de Sérgio Molina. Primeira reimpressão. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2008. p. 65-80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário