Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 22 de agosto de 2015

Miguel Reale - O Espaço e o Tempo

Numa parelha cara aos estudiosos da Física, o binômio “espaço x tempo”, o pensador brasileiro Miguel Reale – autor de clássicos da literatura zetética, como “Lições Preliminares de Direito” e “Teoria Tridimensional do Direito” – exercita a sua poética, claro está, forjada em nítidos lineamentos filosóficos.

Vê-se então um mesclado de ontologia, cosmologia, atomística e gravitação universal, tudo bem arregimentado num diálogo hipotético imaginado pelo jusfilósofo, que teria reverberado pelos quatro cantos do universo!

J.A.R. – H.C.

Miguel Reale
(1910-2006)

O Espaço e o Tempo

Espaço e tempo se desavieram
num dos grotões do cosmos.

“Estou cansado de viver jungindo ao tempo,
proclama arrogante o espaço,
como irmãos gêmeos siameses,
o momento confundido com o traço.
Com absoluta independência
quero imergir-me nas micropartículas do átomo
ou sublimar-me no infinito campo de forças
estelares!”

E sereno o tempo respondeu:
“Como te enganas!
Há muito tempo, enquanto te encurvavas
para ajustar-te às coisas grandes ou pequenas,
eu fugia delas
buscando a duração intrínseca do ser
ou me arriscando em sonhos transcendentes!”

E o eco repetiu o diálogo
no espaço e no tempo.

Tempo no Espaço
(Alayna Borowy: artista norte-americana)

Referência:

REALE, Miguel. O espaço e o tempo. In: CONGÍLIO, Mariazinha (Selecção e Coordenação). Antologia de poetas brasileiros. 1. ed. Lisboa, PT: Universitária Editora, 2000. p. 152.

Nenhum comentário:

Postar um comentário