Alpes Literários

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UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Adélia Prado - Agora, ó José

E agora, José?! Quem não se lembra dessa máxima, que surgiu depois que o cantor e compositor Paulo Diniz resolveu transformar em música, no início dos anos 70, o mais do que famoso poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade?

E é sobre ele que a poetisa Adélia Prado, também mineira, se debruça, para tecer o seu poema sobre o mesmo José, um homem do povo, que, por isso mesmo, bem pode se chamar Pedro, haja vista que “Tu és pedra e sobre esta pedra”...

As associações não param por aí: Adélia menciona ainda um verso de outro poema do mesmo Drummond – “No meio do caminho tinha uma pedra” –, além de aludir a um excerto bíblico que muito se parece com Mateus 22, 2 – “O Reino dos céus é semelhante a um rei que mandou realizar um banquete nupcial para seu filho”.

Adélia, por fim, incita o seu José (ou Pedro, tanto faz), a ir diretamente para a cama, dormir com a sua mulher. Tudo muito lascivamente, assim como em outros poemas da mesma Adélia!

J.A.R. – H.C.

Adélia Prado
(n. 1935)

Agora, ó José

É teu destino, ó José,
a esta hora da tarde,
se encostar na parede,
as mãos para trás.
Teu paletó abotoado
de outro frio te guarda,
enfeita com três botões
tua paciência dura.
A mulher que tens, tão histérica,
tão histórica, desanima.
Mas, ó José, o que fazes?
Passeias no quarteirão
o teu passeio maneiro
e olhas assim e pensas,
o modo de olhar tão pálido.
Por improvável não conta
o que tu sentes, José?
O que te salva da vida
é a vida mesma, ó José,
e o que sobre ela está escrito
a rogo de tua fé:
“No meio do caminho tinha uma pedra”,
“Tu és pedra e sobre esta pedra”,
a pedra, ó José, a pedra.
Resiste, ó José. Deita, José,
dorme com tua mulher,
gira a aldraba de ferro pesadíssima.
O reino do céu é semelhante a um homem
como você, José.

(Extraído de “Bagagem”)

Homem Sozinho
(Vlad Trach: pintor russo)

Referência:

PRADO, Adélia. Agora, ó José. In: __________. Reunião de poesia: 150 poemas selecionados. Prefácio de Adilson Citelli. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: BestBolso, 2014. p. 31-32.

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