Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 29 de novembro de 2014

Salvador Espriu - Este Natal Perto do Mar

Um condoído poema de Natal, em escrita catalã: um filho que sente a ausência da mãe, inumada sob os ciprestes. Permitam-me uma liberdade de associação – ao lê-lo, como que num divã freudiano, relacionei-o às imagens distorcidas do filme “Mãe e Filho” (1997), do  russo Alexander Sokurov.

Quase sem ação ou diálogos, na película, as imagens e os sons da natureza saturam o enredo com um estado letárgico de graça, nos últimos instantes de uma genuína paixão, não a do filho para o trânsito à eternidade – como no enredo bíblico –, mas a da mãe, que hipoteticamente ouviria: “Mãe, eis aqui o teu filho, e a ti demonstrarei fidelidade até o teu derradeiro momento”.

No tangenciamento da morte com a vida, na natureza trágica do ocaso, num instante de renascimento como o Natal – assim tão próximo com o seu oposto, de passamento –, um único elemento serve de denominador comum entre esses antitéticos momentos: a de manifestação do sagrado, não um sagrado necessariamente religioso, mas sublime e plenamente natural.

J.A.R. – H.C.

Salvador Espriu
(1913-1985)

Aquest Nadal Prop del Mar

Veig encara el bou i la mula
i el meu fang que els mancaments endinsen
pel camí de la mort.

Però les mans oloroses de molsa,
les benignes mans de la meva
mare, són quietes per sempre,
allí, sota la nit dels xiprers.

Encalmada en aquest difícil somni,
tota la mar m'acompanya i escolta:
plora amb mi, per mi, el teu fill, Maria?

(1913)

Cypress Trees at San Vigilio
(John S. Sargent: 1856-1925)

Este Natal Perto do Mar

Vejo ainda o boi e a mula
e meu barro que as culpas afundam
pelo caminho da morte.

Mas as mãos cheirosas de musgo,
as benignas mãos de minha
mãe, estão quietas para sempre,
ali, sob a noite de ciprestes.

Acalmado neste difícil sonho,
todo o mar me acompanha e escuta:
chora comigo, por mim, teu filho, Maria?

(1913) 

Mãe e Filho
(Alexander Sokurov: 1997)
Legendas em Espanhol

Referência:

ESPRIU, Salvador. Aquest Nadal prop del mar. In: LEONARDOS, Stella (seleção, tradução e notas). Antologia de poesia catalã contemporânea. São Paulo: Monfort, 1969. p. 66-67.

Nenhum comentário:

Postar um comentário