Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Brasileirão 2014: Modelo Esotérico-Matemático (MEM) – 36ª Rodada

Prezado(a)s amigo(a)s do futebol,

Mais duas rodadas e apenas duas dúvidas restam em relação ao que falta para as definições, em cima e em baixo, na tabela de classificação do Brasileirão 2014.

Para alcançar o G4, Internacional e Atlético-MG disputam a quarta e última vaga para a Libertadores. O MEM aposta no Atlético-MG à frente do Internacional por questão de décimos na projeção de pontos. A situação é mais ou menos parecida com o que os ‘sites’ que calculam probabilidades no futebol estão a estimar.

Mas há uma nota a se fazer em relação às chances estimadas para o Atlético-MG, no ‘site’ Infobola, do Tristão Garcia: distintamente dos demais, ele estima probabilidade de 92.0% para o Galo atingir o G4, chance essa um pouco maior que a do Internacional, 91,0%. Será? Pode ser que isso decorra de equívoco no cálculo. Aliás, para ratificar o que afirmo, apresento os endereços eletrônicos ao final desta mensagem.

Como esclarecimento, Tristão assevera: “Para o cálculo das chances de libertadores são considerados o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição. O sistema de cálculo permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local”.

Seja como for, ao destoar dos demais ‘sites’, o Infobola parece “plagiar” (rs) o MEM, ambos com semelhante classificação no G7.

Quanto ao Z4, Palmeiras e Vitória disputam a derradeira “vaga” na Segundona de 2015, com mais chances para o Vitória, seja pelo MEM seja pelos mesmos ‘sites’ especializados.

Como observação derradeira, apenas o fato de que o primeiro time fora do Z4, neste ano, atingirá uma pontuação bem abaixo do padrão histórico dos campeonatos, no atual formato de vinte times: algo na casa dos 42, estima-se, com o Verdão.

Por fim, parabenizo o Cruzeiro pelo seu quarto título brasileiro, o terceiro na era dos pontos corridos, a igualar a marca do São Paulo. Conclusão: vale a pena ser organizado e manter uma estrutura capaz de sustentar um elenco de qualidade, com titular e reserva à altura, em cada uma das onze posições. Desse modo, chegar ao G4 torna-se uma consequência quase natural!

Um abraço a todo(a)s.

J.A.R.–H.C.

Fontes:






Nenhum comentário:

Postar um comentário