Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Brasileirão 2014 – Fim da 33ª Rodada – Projeção para o Final

Faltando tantas rodadas no Brasileirão 2014 quantos os dedos de uma das mãos, não há tanta incógnita a projetar que os números atuais, ao final da 33ª rodada, já não apontem.

2. Por exemplo, o Modelo Esotérico-Matemático (MEM) – tal como as probabilidades calculadas pelos três ‘sites’ consultados (Infobola, Chance de Gol e UFMG) –, não fornece chances tangíveis a qualquer um dos quatro últimos atuais, para que saiam da zona de desconforto. Apenas projeta uma inversão nas posições de Botafogo e Vitória. Ou seja, assim como no caso dos moribundos, presenciaremos um último suspiro de esforço do alvinegro carioca – mas sem efeitos palpáveis: terá mesmo que navegar, em 2015, por mares já dantes navegados!

3. Note-se que o Botafogo aparece nas projeções do MEM, em pleno Z4, desde o final da 25ª rodada. Mas há outro time que a frequentou com muito mais contumácia, ou seja, o Vitória, que, como se vê, não vem fazendo justiça ao nome que ostenta! Menos pior para ele, que o Bahia promete lhe fazer companhia na Segundona do ano que vem.

4. Conclusão: não há despacho que faça milagre nessa seara! Nem mesmo os daquela criatura que, volta e meia coloca, entre as plantas da giratória da SQN 201-202 – logo ali, onde bem próximo resido! –, um frango assado, recheado com muita farofa, tudo em companhia de velas lilases e uma garrafa de cachaça, a compor, em suma, um deleite para os mendigos que andam nas imediações e não dão nem bola para os supostos efeitos metafísicos da oferenda!

5. Na parte de cima da tabela, Atlético-MG, Grêmio e Fluminense aparecem com projeções de pontos muito próximas, e poderão ficar com a quarta e última vaga disponível para a Libertadores, logo em seguida ao Cruzeiro, São Paulo e Corinthians.

6. A propósito, a média probabilística dá como quase certas as vagas para Cruzeiro, São Paulo e Atlético-MG, e a disputar a última vaga, com chances muito parelhas, Corinthians, Grêmio e Internacional. Nesse cotejo, o MEM tira fora da disputa o Internacional, para interpor o Fluminense como mais hábil a chegar no (ou às vizinhanças) do G4. Vamos ver quem, lá no fim, terá se aproximado melhor da realidade...

7. Quem viver, verá! Os tambores começam a rufar para produzir o clima propício aos efeitos da classificação final, quer o da degola sem apelo dos que subirão ao patíbulo (ops!, depois do que ocorreu ao término do Brasileirão 2013, nem deveria tocar no assunto!), quer o das comemorações dos vitoriosos, pelas conquistas meritórias!

Por ora, é isso aí!

H.C. – J.A.R.

P.s.(i): Os quadros abaixo já levam em consideração o resultado da partida São Paulo 1 x 1 Internacional, realizada ontem no Morumbi.

P.s.(ii): Com a recente eleição de Eurico Miranda, para presidir o Vasco da Gama nos próximos anos, tornaremos a ver aquelas cenas tantas vezes presenciadas ao término das partidas, para além dos 45 minutos do segundo tempo: “Pênalti para o Vasco em São Januário” (rs).






Nenhum comentário:

Postar um comentário