Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Rui Manuel Correia Knopfli - Naturalidade

Diplomata, crítico literário e de cinema, além de poeta, Knopfli, nascido em Inhambane (Moçambique), sendo de ascendência portuguesa, não renega a pátria natal, da qual herdou reminiscências que lhe restaram indeléveis na alma e que se encontram nas circunvizinhanças do comum conceito de “naturalidade”, contido em nossos pessoais registros de identificação.

 

E Knopfli fala-nos de uma África que se estende pelas coordenadas do Índico, coberta por savanas, por “longos rios langues e sinuosos”, pela “agrura das micaias”, submersa no silêncio entrecortado pelo alarido dos pássaros, num amplo repertório de cenários vespertinos que se esvaem entre nébulas purpúreas.

 

E nesse matizado paraíso natural, o poeta também se reporta – como não poderia deixar de ser – ao elemento humano que lhe é autóctone – o negro –, teluricamente afeito à terra, transpirando por todos os poros a sua ancestral musicalidade, algo muito pronunciado na cultura afro.

 

J.A.R. – H.C.

 

Rui Manuel Correia Knopfli

(1932-1997)

 

Naturalidade

 

Europeu, me dizem.

Eivam-me de literatura e doutrina

europeias

e europeu me chamam.

 

Não sei se o que escrevo tem a raiz de algum

pensamento europeu.

E provável... Não. É certo,

mas africano sou.

Pulsa-me o coração ao ritmo dolente

desta luz e deste quebranto.

Trago no sangue um a amplidão

de coordenadas geográficas e mar Índico.

Rosas não me dizem nada,

caso-me mais à agrura das micaias (*)

e ao silêncio longo e roxo das tardes

com gritos de aves estranhas.

 

Chamais-me europeu? Pronto, calo-me.

Mas dentro de mim há savanas de aridez

e planuras sem fim

com longos rios langues e sinuosos,

um a fita de fumo vertical,

um negro e uma viola estalando.

 

Em: “Memória consentida” (1982)

 

Música Popular

(Jafeth Moiane: artista moçambicano)

 

Nota:

 

(*). Micaia: árvore de grande porte, de origem africana, da família das leguminosas, com folhagem miúda e escassa, flores brancas e madeira rija.

 

Referência:

 

KNOPFLI, Rui Manuel Correia. Naturalidade. In: FERREIRA, Manuel (Ed.). 50 Poetas Africanos. Lisboa (PT): Plátano, 1989. p. 378.

Nenhum comentário:

Postar um comentário