Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 25 de junho de 2023

Ozias Cambanje - Saudades de Minha Casa

Talvez já meio distante do lugar onde teria nascido, o poeta moçambicano canta loas à terra-mãe, ainda que esta se mantenha a padecer sob carências, à força de imposições daqueles que promovem o que quer que seja para que o amanhã se torne “imutável”: são saudades dos “irmãos marginalizados”, “coagidos a desdizer e abandonar os seus valores”.

 

Mais que uma “casa” em sentido literal, trata-se da “morada” onde habitam os pares, a quem não são concedidas oportunidades para que atravessem “o rio da ignorância”. Lá, como aqui, milhões ficam a espreitar o outro lado do rio, debalde sonhando com um dia em que suas expectativas de melhores condições de vida venham a se concretizar.

 

J.A.R. – H.C.

 

Ozias Cambanje

(n. 1º/1/1990)

 

Saudades de Minha Casa

 

Saudades de minha casa

Aquela coberta de capim indescritível

Que penetra água quando chove...

 

Sinto estonteantes saudades de minha casa

Saudades seguidas de raiva no meu espírito

Com os que pensam no amanhã imutável.

 

Saudades...

São intrigantes saudades da minha palhota de capim,

Aquela pequena e empenada pelos bois dos santificados.

São saudades excitantes dos meus irmãos marginalizados,

Negados e arruinados pelos novos gigantes,

Coagidos a desdizer e abandonar os seus valores.

 

Sinto saudades apenas de minha casa,

Aquela pequena mas, sem diálogo.

Coscuvilhando-me pelos meus irmãos ditos sem escola,

E, interditos a atravessar o rio da ignorância.

 

Como em nenhum outro lugar

(Jessica Baron: pintora irlandesa)

 

Referência:

 

CAMBANJE, Ozias. Saudades de minha casa. In: MWANAKA, Tendai R.; MALA, Nsah (Eds.). Best “new” african poets 2019: anthology / Meilleures “nouveaux” poètes Africains 2019: anthologie / Melhores “novos” poetas africanos 2019: antologia. Harare (Chitungwiza), ZW: Mwanaka Media and Publishing Pvt, 2019. p. 249. Disponível neste endereço. Acesso em: 20 jun. 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário