Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 10 de junho de 2023

Cascão Júnior - Parágrafo

Mais que o poema em si, o que me intrigou nestes versos foi o título que lhes foi atribuído pelo poeta – “Parágrafo”: uma vez que a epígrafe, quando existente, diz muito sobre a ideia sobre a qual se assentam as linhas dispostas na página, tentar dilucidar-lhes o sentido ou o conteúdo, sem qualquer suporte, passa a ser um exercício inglório de interpretação.

 

Mas vai aqui um “brainstorming”: a pauta enunciativa quase nos faz lembrar a da “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias (e coincidência ou não, ambos os poemas têm cinco estrofes), muito embora a forma de progressão no poema de Cascão Júnior parta de asserções mais simples que ganham contornos de minudências a cada passo, numa evolução circular ou elíptica, como ondas que se reforçam e, por fim, se dissolvem numa praia.

 

Veja-se que o falante não se encontra “exilado”, senão no aconchego do lar, e todas as suas declinadas considerações sobre objetos e pessoas bem podem estar refletidas em conjunção à sua própria imagem nos espelhos distribuídos pela casa.

 

Se o leitor julga que um ambiente tão restrito quando o de uma residência possa ser limitante para a extensão das abstrações capazes de povoar poemários ou tomos de prosa, seria melhor reconsiderar o seu ponto de vista: sugiro a leitura do aprazível livreto “Viagem ao redor do meu quarto”, do francês Xavier de Maistre (1763-1852)!

 

Finalmente: “Parágrafo”, porventura, seria um “Ponto Final” nessa linha de regressão das coisas ao infinito?! (rs)

 

J.A.R. – H.C.

 

Cascão Júnior

(n. 1949)

 

Parágrafo

 

Minha casa

tem paredes

tem retratos nas paredes.

 

Minha casa

tem mesas

tem vasos em cima das mesas

tem flores

dentro dos vasos

tem luzes no teto

e

tapetes no chão.

 

Minha casa tem jardim

tem flores

no jardim

as mesmas

que ficam nos vasos

em cima das mesas.

 

Minha casa tem cadeiras

tem pessoas

nas cadeiras

as mesmas

que estão nos retratos

das paredes.

 

Minha casa

tem espelhos

que me mostram em

minha casa.

 

Brasília, 05.01.1972

 

Flores sobre a mesa

(Ivan Shuykov: pintor russo)

 

Referência:

 

CASCÃO JÚNIOR. Vomivempo. Prefácio de Maria Helena de Freitas Zanetti. 1. ed. Belo Horizonte, MG: Mai Editora, 1974. p. s/n.

Nenhum comentário:

Postar um comentário