Nos cinco tercetos
deste poema tem-se a morte como tema principal e toda a carga simbólica que a
ela se associa para outorgar uma mensagem eufêmica à pessoa enlutada, a figura
da águia em especial, naquilo que paira acima das contingências terrenas, transportando
a alma da falecida sobre suas asas, a fim de fazê-la retornar a Deus.
O poema, conforme
pude apurar, provavelmente se refere ao óbito da irmã do poeta, Dorothea
Christine (1744-1766), então com apenas 22 anos: este mundo é um teatro e aqui aportamos somente representar o que nos cabe, alguns num breve entreato,
outros em representações mais demoradas, de uma forma ou de outra, contudo, jamais
para sempre.
J.A.R. – H.C.
Matthias Claudius
(1740-1815)
Retrato atribuído a Friederike
Leisching
Der Säemann säer den
Samen
Der Säemann säet den
Samen,
Die Erd empfängt ihn,
und über ein kleines
Keimet die Blume
herauf.
Du liebtest sie. Was
auch dies Leben
Sonst für Gewwin hat,
war klein dir geachtet,
Und sie
entschlummerte dir.
Was weinest du neben
dem Grabe
Und hebst die Hände
zur Wolke des Todes
Un der Verwesung
empor?
Wie Gras auf dem
Felde sind Menschen
Dahin, wie Blätter!
Nur wenige Tage
Gehn wir verkleidet
einher.
Der Adler besuchet
die Erde,
Doch säumt nicht, schüttelt vom Flügel den Staub und
Kehret zur Sonne zurück!
O Semeador
(Ivan Grohar: pintor
esloveno)
O semeador
Lança a semente o
semeador.
Recebe-a a terra; e
dentro em pouco
Germina, aponta a
flor.
Tu a amavas; por ela
desprezaste
Os outros dons que a
vida oferecia
e sozinho ficaste.
Chorar próximo à
tumba sossegada,
Para a nuvem da morte
erguer os braços –
Que valem gestos ante
o nada?
Passa o homem qual
erva emurchecida,
Qual folha de
arvoredo; é muito breve
A mascarada desta
vida.
O pouso da águia
pouco dura:
Logo, a poeira das
asas sacudindo,
Remonta ao sol na
altura...
Referência:
CLAUDIUS, Matthias. Tradução
de Olívia de Krahenbuhl. In: COLEN, Érico; DRUMOND, Luana (Orgs.). Das
tempestades: a poesia alemã do sturm und drang. Belo Horizonte, MG:
FALE/UFMG, 2010. Em alemão: p. 14; em português: 15. Disponível neste endereço. Acesso em: 3 jun.
2022.
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