Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Sebastião Uchoa Leite - Metassombro

A tela em que se firma a “identidade” do poeta exibe, por ora, alguns tons adjetiváveis como impressionistas, carentes de nitidez no traço ou no foco, com o que o vate se põe a autoquestionar-se nesse estágio interposto à meta de plena clareza, diga-se mais nitidamente, pois que imerso num vale de tênues penumbras e ambivalências, no qual a sua figura mostra-se distorcida.

No plano da linguagem, afirma a voz lírica optar preferencialmente pela elipse como figura de estilo, uma vez focada na supressão de termos, quase sempre subentendidos, para reforçar a ideia de intermitência ou de aparição semiplena do discurso ou do próprio poema: sua ofídica língua, enquanto potente “antena”, segue a perscrutar o ambiente à volta e logo se recolhe.

J.A.R. – H.C.

 

Sebastião Uchoa Leite

(1935-2003)

 

Metassombro

 

eu não sou eu

nem o meu reflexo

especulo-me na meia-sombra

que é meta da claridade

distorço-me de intermédio

estou fora de foco

atrás da minha voz

perdi todo discurso

minha língua é ofídica

minha figura é a elipse

 

Pequeno bufão em transe

(Paul Klee: pintor suíço)


Referência:

LEITE, Sebastião Uchoa. Metassombro. In: DASSIE, Franklin Alves. Sebastião Uchoa Leite por Franklin Alves Dassie. Rio de Janeiro, RJ: EdUERJ, 2010. p. 67. (Coleção ‘Ciranda de Poesia’)

Nenhum comentário:

Postar um comentário