Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Odalis Jodoé Allievi - Quando eu escrever uma poesia

A este poema do poeta catarinense inicio meu rápido comento pelo fim: afirma ele que a poesia está bem mais em quem lê os versos do que em quem os redige. Pois bem: ao exprimir em palavras a percepção policromática incitada pela poesia, o intérprete acaba por apossar-se do poema (“posse”, não “propriedade” – até em razão das prescrições do Direito Autoral!), tornando-o algo a revelar coerência ou nexo às suas próprias idiossincrasias.

Pareceu-me que os contornos que Allievi empreende aos seus versos procuram enfatizar a importância que o autor confere aos seus próprios sentimentos para poder usufruir a poesia de que as linhas se adornam − digamos assim. Mas, a um terceiro que recite o mesmo poema, associam-se outros sentimentos e quiçá, por razões diversas – como déficit de imaginação, comedimento na decodificação do sentido das palavras ou ainda o perfilhamento de um corte hermenêutico mais rígido −, não logre usufruir semelhante “néctar poético”. Daí porque poderá concluir não haver poesia nos mesmos versos em que outros seriam capazes de muito bem apreendê-la.

Fazer o quê? Filigranas da intepretação: um poema − e a poesia que dele dimana − é uma “obra aberta”, como diria o escritor, crítico da cultura, semiólogo e pensador Umberto Eco.

J.A.R. – H.C.

Odalis Jodoé Allievi
(n. 1971)

Quando eu escrever uma poesia

Não construirei uma poesia com palavras bonitas.
Pois,
De que adiantam palavras bonitas se elas não
puderem ser sentidas?

Olharei para dentro de mim.
Procurarei sentimentos bonitos.
Pois,
Mais bonitas que quaisquer palavras é a capacidade
de poder entendê-las.

Não terei cuidado com rima ou métrica,
Porque os sentimentos só podem ser medidos por
quem sente.

Não me diga que você acha não ser poesia o que
escrevo.
Pois,
Ela é.
E está muito mais em quem lê do que em quem
escreve.

Retrato do crítico de arte
e escritor Raimón Casellas
(Lluis Graner: pintor catalão)

Referência:

ALLIEVI, Odalis Jodoé. Quando eu escrever uma poesia. In: __________. Ajuntamentos de pequenos delírios. Brasília, DF: www.odalis.com.br, mar.2005. p. 118.

Nenhum comentário:

Postar um comentário