Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Nelson Ascher - Encontros

Ascher, autor e tradutor que dispensa apresentações, dialoga, certamente, com as proposições de Aurélio Buarque de Holanda, atinentes ao conceito do “Homem Cordial”, a perpassar a sua obra “Raízes do Brasil”, de 1936: por trás da aparente cortesia e amabilidade do brasileiro, há sempre algo em erupção, à espera silente para irromper, afastando-o do quadro de aparente polidez.

Mas Ascher transplanta ao domínio das relações sociais um padrão que se estabelece na área de Ciências Exatas, num paralelo assemelhado ao de Niklas Luhmann (1927-1998), quando aplica homologicamente a Teoria da Autopoiseis, dos biólogos chilenos Maturana (n. 1921) & Varela (1946-2001), ao âmbito da Sociologia do Direito.

Explico-me melhor: na conversão de um homem polido e cordial a alguém capaz de expressar a mais incisiva hostilidade, o poeta enxerga uma forma de manifestação da Segunda Lei da Termodinâmica, nomeadamente a Lei que trata do fenômeno de expansão da entropia do universo, grandeza capaz de medir o grau de desordem e correspondente degradação da energia de um sistema. Tudo a ver, não?!

J.A.R. – H.C.

Nelson Ascher
(n. 1958)

Encontros

Há gente que eu encontro
na rua e me sorri
(o fósforo, dormindo
ensimesmado dentro

da caixa, sonha incêndios)
e eu lhes sorrio; há gente
que encontro numa loja
e me sorri (a lâmina

da faca que repousa
numa gaveta aguarda
o dedo distraído)
e eu lhes sorrio; há gente

que encontro na garagem
e me sorri (o fio
se aquece na parede
acalentando alguma

faísca) e eu lhes sorrio;
há gente que eu encontro
até no elevador
e me sorri (a carne

que está na geladeira
fermenta aos poucos sua
toxina), eu lhes sorrio
e cada qual de nós,

descendo em seu andar,
ligando o carro (salvo
se acaba de guardá-lo),
fazendo (ou não) as compras

e prosseguindo rua
abaixo ou rua acima,
medita na segunda
lei da termodinâmica.

Em: “Parte Alguma” (2005)

Jael e Sísera
(Jacopo Amigoni: pintor italiano)

Referência:

ASCHER, Nelson. Encontros. In: PINTO, Manuel da Costa (Edição, Seleção e Comentários). Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo, SP: Publifolha, 2006. p. 31-33.

Nenhum comentário:

Postar um comentário