Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

William Carlos Williams - Invocação e Conclusão

Neste poema, WCW trafega pela voz de uma outra pessoa, nomeadamente, uma mulher que se tornou vítima das imposições do patriarcado, embora de um modo ligeiramente condescendente: afirma a voz lírica feminina ter-se casado aos treze anos, mal chegando à puberdade, etapa em que as mudanças no corpo humano se manifestam indelevelmente.

Às vezes, até pela completa ausência de educação sexual, as famílias antigas tinham uma quantidade de filhos que, hoje, se tornou proibitiva. No caso dos pais da mulher que enuncia o poema, tiveram eles nove rebentos, um número que, em não raros casos, ainda é inferior a de muitas famílias nos longínquos torrões do Brasil.

Ao final, chama a voz feminina a atenção para si mesma: “olhe para mim” – como se quisesse dizer “em que situação devastadora me encontro!”...

J.A.R. – H.C.

William Carlos Williams
(1883-1963)

Invocation and Conclusion

January!
The beginning of all things!
Sprung from the old burning nest
upward in the flame!

I was married at thirteen
My parents had nine kids
and we were on the Street
That’s why the old bugger –

He was twenty-six
and I hadn’t even had
my changes yet. Now look at me!

Jan Breughel com sua segunda esposa
e seus filhos mais velhos
(Peter Paul Rubens: pintor flamengo)

Invocação e Conclusão

Janeiro!
O começo de todas as coisas!
Provindo do velho ninho a arder
para o alto no meio da chama!

Casei-me aos treze anos,
Meus pais tinham nove filhos
e estávamos na Rua.
Eis porque um velho parvo –

Ele estava aos vinte e seis
e eu ainda sequer havia tido
minhas mudanças. Agora, olhe para mim!

Referência:

WILLIAMS, William Carlos. Invocation and conclusion. In: __________. The Collected Earlier Poems of William Carlos Williams. New York, NY: New Directions, 1951. p. 105.

Nenhum comentário:

Postar um comentário