Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Lêdo Ivo - Os Andaimes do Mundo

O poeta alagoano está no seu melhor, neste esforço de imaginação, à espera que o mundo à sua volta ouse emergir de uma flor absurda como a vida, num país como tantos outros que brotam enquanto hipóteses fecundas do pensamento, a modo de ilhas fictícias jamais nascidas, ou melhor, sem existência real.

Lêdo rememora o instante das grandes navegações da História, quando muitos povos – o português aí incluso – buscavam rotas até o Oriente, onde poderiam comerciar menos dispendiosamente as especiarias e os bens produzidos a tão grande distância: eis aí o imaginário capturado pelo que logra impregnar o espírito, a partir de “uma janela aberta sobre a Ásia”.

J.A.R. – H.C.

Lêdo Ivo
(1924-2012)

Os Andaimes do Mundo

Minha vida é como uma janela aberta sobre a Ásia.

Professo o imaginário e, neste rito,
renasço a contemplar o inexistente
que fulge à luz do meu trópico de água
como essas ilhas fictícias que não se ajustam às horas
triviais dos navegantes,
terras jamais nascidas, horizontes pensados.

Os países são hipóteses de segredos
que aparecem e somem, ante o assombro da Terra.
Imóvel ou caminhando, vejo sempre os polos
com suas chuvas rápidas e suas esfinges entre andaimes,
e principalmente, meus amigos, com essa atmosfera de
última estação
que intriga todos os que nasceram no centro do mundo.

Além de minhas pálpebras, onde o pensamento é de sal
como se uma lágrima o houvera ungido,
haverá um país claro e perfeito, de tão doce desenho
como as pedras femininas da noite.
Ó estátuas solares, caídas ao peso de tantas flechas...
Vejo uma flor, absurda como a vida.

Onde a água dormida canta, em outrora ninhos de coral,
aí eu te verei novamente,
desolada vida, em tudo semelhante aos desertos reais.
Invenção sucessiva de mim mesmo,
ó dias, feras domadas, ó dias de minha vida,
sumidouro onde afundo, incógnito.

Em: “Linguagem” (1950-1951)

Perdida em pensamentos
(Dusan Malobabic: pintor australiano)

Referência:

IVO, Lêdo. Os andaimes do mundo. In: __________. Central poética: poemas escolhidos. Rio de Janeiro, RJ: Nova Aguilar; Brasília, DF: INL, 1976. p. 97. (‘Manancial’; v. 48)

Nenhum comentário:

Postar um comentário