Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Florbela Espanca - O teu livro

A poetisa torna-se desesperançada ao perceber que no livro de amor do seu querido não há qualquer referência que lhe diga respeito, senão a toda a gente com quem se relaciona. E a julgar que um livro nunca “mente” sobre o estado anímico de quem o elabora, certamente o seu redator não pensa em dar retorno a tal sentimento.

Florbela afirma que o autor desfolha as suas rosas, “rubros beijos de bocas mentirosas”, a todas as mulheres que lhe passam em vida. Mas ela ainda assim se dispõe a recolhê-las, ainda que pisadas, caso seja do proveito do destinatário de sua, aparentemente, infecunda paixão.

De repente, não sei nem por quais razões inconscientes, vieram-me à mente as palavras de Amália Rodrigues, no fado “Confesso”: “Convences as mulheres, convences / Estou farta de o saber, estou farta”. E o arremate?: “De rastos a teus pés / Perdida te adorei / Até que me encontrei, perdida / Agora já não és / Na vida o meu senhor / Mas foste o meu amor, na vida”. Seria ou não um lídimo fado esse amor?!

J.A.R. – H.C.

Florbela Espanca
(1894-1930)

O teu livro

Li o teu livro, Amor, sofregamente;
Li-o, e nele em vão me procurei!
No teu livro d’amor não me encontrei,
Tendo lá encontrado toda a gente.

Um livro é a nossa alma, nunca mente!
Um livro somos nós, eu bem o sei...
E se em teus lindos versos não me achei
E que a tua alma nem sequer me sente!

As rosas do teu livro! As tuas rosas!
Rubros beijos de bocas mentirosas,
Desfolhaste-as por todas as mulheres!

Mas deixa, meu Amor, mesmo pisadas,
As tuas lindas rosas desfolhadas,
Eu apanho-as do chão, se tu quiseres...

Jovem lendo um livro
(Jean-Baptiste Camille Corot: pintor francês)

Referência:

ESPANCA, Florbela. O teu livro. In: __________. Poemas. Estudo introdutório, organização e notas de Maria Lúcia Dal Farra. 1. ed., 5. tiragem (2010). São Paulo, SP: Martins Fontes, 1996. p. 319.

Nenhum comentário:

Postar um comentário