A voz lírica começa o
dia como qualquer outro: levanta-se, veste-se e sai de casa. Faz então o que
tem de fazer, fornicar inclusive, para cumprir o ensinamento do “carpe diem”,
pois tal é o que a vida naturalmente degustada propõe aos seres sobre a terra: “crescei
e multiplicai-vos!”
Contudo Kerouac afirma que há perfeição
no vazio, o que significa que qualquer coisa que carreguemos perturba essa
perfeição, e não conseguiremos chegar lá. Mas como alcançar esse primado de
vacuidade em meio ao burburinho urbano que nos convoca, momento a momento, ao
imediatismo e ao hedonismo? Para refletir...
J.A.R. – H.C.
Jack Kerouac
(1922-1969)
113th Chorus
Got up and dressed up
and went out &
got laid
Then died and got
buried
in a coffin in the
grave,
Man –
Yet everything is
perfect,
Because it is empty,
Because it is perfect
with emptiness,
Because it’s not even
happening.
Everything
Is Ignorant of its
own emptiness –
Anger
Doesn’t like to be
reminded of fits –
You start with the
Teaching
Inscrutable of the
Diamond
And end with it, your
goal
is your
startingplace,
No race was run, no
walk
of prophetic toenails
Across Arabies of hot
meaning – you just
numbly don’t get
there.
Esvazie os ossos de você
(Stefan
Fiedorowicz: pintor canadense)
113º Coro
Levantou-se,
vestiu-se
e saiu & acasalou
Então morreu e foi
encerrado
em um ataúde no
túmulo,
Homem –
Ainda assim tudo é
perfeito,
Porque vazio,
Porque perfeito
na vacuidade,
Porque sequer está
sucedendo.
O que quer que seja
Ignora o seu próprio vazio
–
A raiva
Não gosta que lhe
recordem os ataques –
Comece com o
Ensinamento
Inescrutável e
Diamantino
E termine com ele, seu
objetivo
é o seu ponto de
partida,
Não se percorre páreo
algum, incursão
alguma de gadanhos proféticos
Em meio a Arábias de cálido
significado – trôpego assim
dificilmente você há
de chegar lá.
Em: “Blues da Cidade do México” (1959)
Nota:
(*). Kerouac faz alusão ao ensinamento
contido no texto budista da “Sutra do Diamante”,
a que muito se dedicou, sob influência de outra grande figura da “Geração
Beat”, a saber, Allen Ginsberg.
Referência:
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