Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Christina Rossetti - Remember

Poetisa inglesa de origem italiana, Rossetti, em tom sóbrio e sem valer-se de metáforas ou alusões – afinal, percebe-se que apenas a anáforas recorre –, dirige-se ao seu amado para que este reflita sobre um momento futuro, no qual ela já terá partido.

Decerto, Rossetti ainda não apaziguou seu espírito ante a possibilidade de que o seu amado venha a esquecê-la, mesmo que, ao final do poema, conflitante e ironicamente, haja expressado o desejo de que ele seja feliz, navegando no mais absoluto olvido – ora vejamos – em relação a ela...

J.A.R. – H.C.

Christina Rossetti
(1830-1894)

Remember

Remember me when I am gone away,
Gone far away into the silent land;
When you can no more hold me by the hand,
Nor I half turn to go yet turning stay.

Remember me when no more day by day
You tell me of our future that you planned:
Only remember me; you understand
It will be late to counsel then or pray.

Yet if you should forget me for a while
And afterwards remember, do not grieve:
For if the darkness and corruption leave

A vestige of the thoughts that once I had,
Better by far you should forget and smile
Than that you should remember and be sad.

Retorno
(Ruth Weisberg: pintora norte-americana)

Remember

Recorda-te de mim quando eu embora
For para o chão silente e desolado;
Quando não te tiver mais ao meu lado
E sombra vã chorar por quem me chora.

Quando não mais puderes, hora a hora,
Falar-me no futuro que hás sonhado,
Ah de mim te recorda e do passado,
Delícia do presente por agora.

No entanto, se algum dia me olvidares
E depois te lembrares novamente,
Não chores: que se em meio aos meus pesares

Um resto houver do afeto que em mim viste,
– Melhor é me esqueceres, mas contente,
Que me lembrares e ficares triste.

Referências:

Em Inglês

ROSSETTI, Christina. In: __________. Selected poems of Christina Rossetti. Introduction and notes by Katharine McGowran. London, EN: Wordsworth Editions Limited, 2001. p. 87. (“Wordsworth Poetry Library”)

Em Português

ROSSETTI, Christina. Remember. Tradução de Manuel Bandeira. In: BANDEIRA, Manuel. Poemas traduzidos. 3. ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1956. p. 144. (Coleção “Rubáiyát”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário