Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Raul de Leoni - Árvore de Natal

Há quem se entristeça na época mais bonita do ano. Alguns pela excessiva comercialização do Natal. Outros porque o Natal parece ser um gatilho para envolver-se em imoderada autorreflexão e ruminação sobre as insuficiências da vida. Outros, ainda, temem o Natal em razão das expectativas de reuniões com a família, amigos e conhecidos, com os quais preferem não passar o tempo.

E não basta acercar-se das crianças para a alegria voltar. Esse é o mote deixado pelo poeta, que não compartilha da forma simples, ingênua e maravilhada com que os pirralhos experimentam cada momento, embora não se recuse a distribuir-lhes alegrias que não são propriamente suas.

J.A.R. – H.C.

Raul de Leoni
(1895-1926)

Árvore de Natal

Tarde! Estou muito triste, triste, assim
De uma tristeza imóvel e varia...
E uma ronda de crianças esfuzia
Na aquarela chinesa do jardim...

Aos poucos a farândola leviana,
Chega-se a mim, cerca-me ousadamente:
Inquietas larvazinhas de alma humana,
Misteriosos destinos em semente
Vêm parar a meus pés depois – meigas violetas,
Sob a sombra de uma árvore doente.

Não tenho nada para dar-lhes, sou
Como um pinheiro contemplativo,
Cujos ramos dolentes não têm frutos
Que há muito um vento cruel os arrancou...

Mas elas pedem qualquer cousa e eu me comovo.
Eu tenho tanta pena das crianças!
Elas são todo o mundo a começar de novo
Para as mesmas incertas caminhadas,
Para o mistério das encruzilhadas;
São toda a Humanidade que renasce,
Ingênua, simples e maravilhada,
Como a primeira vez que apareceu.

E, então (isso é dos santos e dos sábios),
Penduro na tristeza dos meus lábios
Cousas alegres que não são minhas:
Fábulas mansas, contos de fadas,
Histórias de anjos e rainhas
E uma porção de cousas encantadas,
Que vou distribuindo pelo bando...

E à tarde que se vai lentamente apagando,
Na aquarela chinesa do jardim,
Semeando alegrias e esperanças –
Minha tristeza é assim uma piedosa e linda
Árvore de Natal entre as crianças...

Feliz Natal
(Viggo Johansen: pintor dinamarquês)

Referência:

LEONI, Raul de. Árvore de Natal. In: RAMOS, Péricles Eugênio da Silva (Introdução, seleção e notas). Poesia simbolista: antologia. São Paulo, SP: Melhoramentos, 1965. p. 226.

Nenhum comentário:

Postar um comentário