Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Afonso Félix de Sousa - O Natal e seus Espelhos

As memórias dos que já se foram sempre nos assolam à época do Natal, uma época na qual costumamos fazer uma resenha de tudo o que se passou ao longo do ano quase findo.

Esse é o tema do poema que ora transcrevemos. Os espelhos são os meios em que se refletem nossas miradas sobre as paisagens presentes, em especial, a sala onde, com frequência, realiza-se a ceia natalina.

J.A.R. – H.C.

Afonso Félix de Sousa
(1925-2002)

O Natal e seus Espelhos

Não é propriamente a noite que me chama.
A música – doce como a lâmina de meus desejos
cortando o espaço.
Vem do fundo do corredor escuro ou do infinito.
Sinto que não sou mais que uma lembrança perdida nem sei onde,
e há imagens de seres que não morrem nunca
arrastando-me para a noite.

Oh a memória procurando a doçura de um lar impossível.
Vaga noção de que devem existir no mundo
pessoas que a esta hora em volta de uma mesa
falam no filho ausente.
Lembrar que as contas do rosário de minha mãe
estarão neste momento exato pendendo sobre o meu destino.

O Natal está longe de mim.
Está escondido entre as paredes de uma sala antiga
que talvez nem exista mais.
Sei que vive em mim um poder de luz
capaz de Iluminar a áspera noite em que sinto meu espírito.
Neste momento de paisagens sem sombras
a vida se reduz à música que vem do infinito.
É tudo claro
            – Não estou perdido.

Em: “O Túnel”

Guardando os Brinquedos
(Ernest Rister, de Nuremberg)

Referência:

FÉLIX DE SOUSA, Afonso. O Natal e seus espelhos. In: ALVES, Henrique L. (Org.). Poetas contemporâneos. São Paulo, SP: Roswitha Kempf Editores, 1985. p. 101.

6 comentários:

  1. Belíssimo! Dá saudade de Antigos Natais da infância vivida em Mariana. Tenho, aliás, um poema com esse título), além de outro, QUASE POEMA DE NATAL, que está no meu blog. Rodrigues, cheguei ao seu blog, por acaso e vi que estou prestigiado com a publicação, nele, de meu poema NENHUM NATAL.Muito obrigado. Seu blog é demais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Geraldo: Muito obrigado pelo comentário. A propósito, procurei o seu blog na internet e não o encontrei. Qual seria exatamente o endereço ou como poderia chegar até ele?
    Um abraço,
    João A. Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. João (com exclamação de encantamento). Ainda estou visitando o seu blog. Achei o máximo a ANTOLOGIA DE NATAL. Chego a imaginá-la em livro, passando de mão em mão. Já pensou nisso?
    Meu blog é O SER SENSÍVEL.(poetageraldoreis.blogspot.com Ele seria, talvez, um "blog bissexto" (existe isso? Sou agora um seguidor e divulgador de seu blog. Um abraço poético e barroco. Mineiro, pois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gentileza sua.
      Aliás, aproveitei e copiei o rol que você intitulou "Poesia Brasileira Imprescindível" e descobri que possuo 18 das 32 obras relacionadas.
      Vou ver se, aos poucos, vou adquirindo as outras.
      Um abraço,
      João. A Rodrigues

      Excluir
  4. Tranquilo, mas não sei dizer agora se expliquei no blog. A relação é incompleta. Há uma centena de livros imprescindíveis, inclusive de poetas mais novos que, confesso, não conheço, uma vez afastado dos "meios", em outras palavras, da mídia. Além disso, quis colocar apenas, veja bem, apenas, livros que tenho e posso, portanto, manusear. É evidente, pois, que a lista é super incompleta e feita sem nenhum critério digamos técnico. Foi uma maneira de dar um recado a quem tenha interesse de mandar para o blog aquele livro de poemas que não tenho na estante...
    Esperteza? (brincadeira). Talvez. Quero lhe mandar PASTORAL DE MINAS (poemas) e DURANDO ENTRE VINDIMAS (poemas). Como faço isso, se não tenho seu endereço. Se puder mandar por email, use advgeraldoreis@gmail.com Muito grato pela atenção. Renovados abraços poéticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Geraldo,
      Seja como for, uma indicação é uma dádiva a se considerar, pois, de qualquer modo, sempre se encontram coisas muito boas, se você procurá-las com cuidado.
      Quanto aos livros que me quer brindar, você se importaria em enviá-los para a minha caixa postal?
      O endereço dela é o seguinte:
      João A. Rodrigues
      Caixa Postal nº 3762
      A.C. da Rodoviária do P.P.
      CEP 70089970 – Brasília (DF)
      Pode ser?! Agradeço-lhe antecipadamente.
      João A. Rodrigues

      Excluir