Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 12 de setembro de 2015

Leonor Scliar-Cabral - Sephirot

Com o sugestivo nome de “Sephirot”, as emanações que compõem a estrutura da Kabbala, o poema de hoje retrata a busca do paraíso representado por uma perdida esfera, pela via da ascensão, sephira a sephira, das zonas ínferas até as primícias do Éden.

E sua autora, a linguista, tradutora e poetisa gaúcha Leonor Scliar-Cabral, sabe muito bem sobre o que discorre, afinal é bastante ligada à tradição cultural judaica, de suas origens.

J.A.R. – H.C.

Leonor Scliar-Cabral
(n. 1929)

Sephirot

Numa esfera perdida um paraíso
está à minha espera não sei quando
e eu vou galgando em círculos os ramos
secos de pomos.

Os meus cabelos brancos se emaranham,
disfarce dos espinhos ressequidos,
onde eu busquei romãs, maçãs e figos
do paraíso.

Perdida estou, jamais, porém meu sonho
e a rasgada pele em gretas geme
as derradeiras gotas que alimentam
o que está morto.

As Sephirot da Kabbala

Referência:

CABRAL, Leonor Scliar. Sephirot. In: GARCÍA, Xosé Lois. Antologia da poesia brasileira / Antología de la poesía brasileña. Edición bilingüe. Santiago de Compostela, Galiza, U.E.: Laiovento, 2001. p. 112.

Nenhum comentário:

Postar um comentário