Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 18 de fevereiro de 2024

Rumi - Por Quanto Tempo

Rumi nos convida a sermos mais que um corpo onde uma alma se debate, sofrendo as dores de uma vida sem propósitos: com todo o apelo de uma linguagem figurativa a lembrar o estágio mais avançado da vida, o falante arde em sentimentos de amor por outro ser humano que, como semelhante, comporta-se como inimigo a difundir o ódio.

 

Sermos unos em nossa natureza fundamental, iluminados para compreender e dar sentido ao verdadeiro ser, expandindo nossa percepção sensorial para nos descobrir em plena relação com o universal e o divino: tal é a feição de uma ardente paixão mística voltada ao amor, enquanto forma de consciência integradora.

 

J.A.R. – H.C.

 

Jalal ud-Din Rumi

(1207-1273)

 

How Long

 

how long

can i lament

with this depressed

heart and soul

 

how long

can i remain

a sad autumn

ever since my grief

has shed my leaves

 

the entire space

of my soul

is burning in agony

 

how long can i

hide the flames

wanting to rise

out of this fire

 

how long can one suffer

the pain of hatred

of another human

a friend behaving like an enemy

 

with a broken heart

how much more

can i take the message

from body to soul

 

i believe in love

i swear by love

believe me my love

 

how long

like a prisoner of grief

can i beg for mercy

 

you know i’m not

a piece of rock or steel

but hearing my story

even water will become

as tense as a stone

 

if i can only recount

the story of my life

right out of my body

flames will grow

 

A Criação da Terra

(Emily K. Kngwarreye: artista australiana)

 

Por Quanto Tempo

 

por quanto tempo

haverei de me lamentar

com o coração e a alma

deprimidos

 

por quanto tempo

serei capaz de perdurar

como um triste outono

desde que o meu pesar

desprendeu-me as folhas

 

todo o espaço

de minha alma

está ardendo em agonia

 

por quanto tempo poderei

ocultar as chamas

que querem sair

desse fogo

 

por quanto tempo se pode sofrer

a dor do ódio

de outro ser humano

um amigo a comporta-se como um inimigo

 

com um coração partido

por quanto tempo mais

serei capaz de levar a mensagem

do corpo até a alma

 

eu acredito no amor

juro por amor

confie em mim meu amor

 

por quanto tempo

como prisioneiro da dor

haverei de suplicar misericórdia

 

bem sabes que não sou

um pedaço de rocha ou aço

mas ao escutar minha história

até a água se tornará

tão rija quanto uma pedra

 

se eu pudesse simplesmente narrar

a história de minha vida

logo saltariam

chamas de meu corpo

 

Referência:

 

RUMI, Jalal ud-Din. How long. In: __________. The Spiritual Poems of Rumi. Translated from persian by Nader Khalili. 2nd ed. New York, NY: Wellfleet Press, 2020. p. 58-59.

Nenhum comentário:

Postar um comentário