Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Marina Tsvetáeva - Para meus versos

Tsvetáeva fala-nos aqui sobre o triste destino de seus poemas, mesmo aqueles ainda verdoengos, cerzidos por versos que mais parecem “pingos de uma fonte”, “centelhas de foguete”, sacrílegos e “pequenos demônios” que, sem consentimento, irrompem num recinto sagrado: julga não haver espaço para eles junto ao público, quaisquer que sejam os motivos, eis porque jamais lidos.

 

Mas a estrofe de fechamento do poema tem um quê de vaticínio, de profecia auspiciosa para dias futuros; frise-se melhor, seus versos, como vinhos raros, ganhariam em atributos, em valor, melhor se diria, em reconhecimento: presentemente, a poesia de Tsvetáeva galgou a merecida estadia entre os grandes nomes do Parnaso russo!

 

J.A.R. – H.C.

 

Marina Tsvetáeva

(1892-1941)

 

Моим стихам

 

Моим стихам, написанным так рано,

Что и не знала я, что я поэт,

Сорвавшимся, как брызги из фонтана,

Как искры из ракет,

 

Ворвавшимся, как маленькие черти,

В святилище, где сон и фимиам,

Моим стихам о юности и смерти,

Нечитанным стихам!

 

Разбросанным в пыли по магазинам

(Где их никто не брал и не берёт!),

Моим стихам, как драгоценным винам,

Настанет свой черёд.

 

Май 1913

Коктебель

 

Santuário

(Tone Aanderaa: artista norueguesa)

 

Para meus versos

 

Para meus versos, escritos de repente,

Quando eu nem sabia que era poeta,

Jorrando como pingos da nascente,

Como centelhas do foguete,

 

Irrompendo como pequenos demônios,

No santuário, onde há sono e incenso,

Para meus versos sobre juventude e morte,

Versos que não são lidos!

 

Espalhados em sebos poeirentos

(Onde ninguém os pegou ou pegará!)

Para meus versos, como os vinhos raros,

Chegará o seu tempo.

 

Maio de 1913

Koktebel

 

Referência:

 

TSVETÁEVA, Marina. Моим стихам / Para meus versos. Tradução de Veronica Filíppovna. In: LENTZ, Gleiton (Ed.). (n.t.) Revista literária de tradução. ano 1, n. 1, set. 2010. Florianópolis, SC. Em russo: p. 11; em português: p. 29. Disponível neste endereço. Acesso em: 19 set. 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário