Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 26 de junho de 2021

Ezra Pound - Nova York

O poeta torna manifesto o seu amor por Nova York – a ‘Big Apple’ que todo mundo espera, um dia, vir a conhecer: a cidade se metaforiza em uma mulher loura, virgem e sem seios, “esbelta como um caniço de prata”, a abrigar também o lado mais tormentoso da civilização – os traficantes –, nela se esperando, ademais, se encontrar uma virgem!

A cidade, com os seus atrativos, seduz a todos, sendo raro alguém por ela passar sem que seja instigado a consumir e consumir: como megalópole cosmopolita, Nova York, em seus contrastes arquitetônicos e tribos multiétnicas, mais do que qualquer outra urbe, conforma-se ao epíteto que muitos lhe atribuem – a “capital do mundo”.

J.A.R. – H.C.

 

Ezra Pound

(1885-1972)

 

N. Y.

 

My city, my beloved, my White!

Ah, slender,

Listen! Listen to me, and I will breathe into thee a soul.

Delicately upon the reed, attend me!

 

Now do I know that I am mad,

For here are a million people surly with traffic;    

This is no maid.   

Neither could I play upon any reed if I had one.  

 

My City, my beloved,    

Thou art a maid with no breasts,

Thou art slender as a silver reed.       

Listen to me, attend me!

And I will breathe into thee a soul,   

And thou shalt live for ever.

 

Inauguração da Estátua da Liberdade

(Edward Moran: pintor anglo-americano)

 

Nova York

 

Cidade minha, minha amada, minha loira,

és esbelta,

ouve-me, escuta, e te soprarei uma alma

de leve, neste caniço – escuta!

 

Ora, bem sei que enlouqueci

eis um milhão de grosseiros traficantes

e nenhuma virgem!

Ah! se eu tivesse um caniço não saberia tocar.

 

Cidade minha, minha amada,

tu és uma virgem sem seios,

esbelta como um caniço de prata.

Ouve-me, escuta,

eu te darei uma alma

e tu serás eterna.


Referências:

Em Inglês

POUND, Ezra. N. Y. In: __________. Ezra Pound’s poetry and prose. Contributions to periodicals in ten volumes. Volume I: 1902-1914 (C0-C167). New York (NY) & London (EN): Garland Publishing Inc., 1991. p. 150.

Em Português

POUND, Ezra. Nova York. Tradução de Sérgio Milliet. In: MILLIET, Sérgio (Seleção e Notas). Obras-primas da poesia universal. 3. ed. São Paulo, SP: Livraria Martins Editora, 1957. p. 283-284.

Nenhum comentário:

Postar um comentário