Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 9 de junho de 2020

Lao-Tzu - Tao-Te King VIII

De todas as linhas que compõe este aforismo do Tao-Te King, certamente a mais desconcertante é a derradeira, pois poderia levar a supor que, para alguém se livrar de críticas, bastaria a inação – o que, de todo modo, poderia ensejar duras críticas das “formiguinhas” às “cigarras” que assim viessem a proceder. Afinal, o penúltimo verso nos fala na “oportunidade de ação”, quando se manifesta o movimento que a tudo preside na natureza e no Tao!

Nesse contexto, prefiro interpretá-lo de outro modo: é a busca de viver sem conflitos, deixando a vida fluir como a água, que leva a um estado de distanciamento das situações extremas de erro e, por conseguinte, de crítica pelos pares. Tal perspectiva se coaduna melhor com os outros versos do aforismo, como o segundo, por exemplo, ou até mesmo com o oitavo: “O bem da palavra se manifesta na verdade”. A propósito, quão relevante é a assertiva no presente momento, pois a palavra se tornou o meio preferencial para se transmitir inverdades, mentiras (“fake news”), com o fito de manipular a opinião pública rumo a interesses escusos – jamais pelo bem comum.

J.A.R. – H.C.

Lao-Tzu
(~601 a.C. – 531 a.C.)

VIII

O maior bem é como a água.
A virtude da água está em beneficiar todos os seres sem conflito.
Ela ocupa os lugares que o homem despreza.
Portanto, é quase como o Tao.
Para a moradia, o bem se manifesta no lugar.
Para o pensamento, o bem se manifesta na profundidade.
O bem da dádiva se manifesta no amor.
O bem da palavra se manifesta na verdade.
No governo, o bem se manifesta na ordem.
No trabalho, o bem se manifesta na competência.
No movimento, o bem se manifesta na oportunidade de ação.
Quem não se destacar ficará por isso livre de críticas.

A Fonte d’Água
(Pol Ledent: artista belga)

Referência:

LAO-TZU. VIII. Tradução de Margit Martincic. In: __________. Tao-Te King: texto e comentário de Richard Wilhelm. Tradução de Margit Martincic. São Paulo, SP: Pensamento, 2006. p. 44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário