Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

João-Francisco Duarte Jr. - Anunciação

O Prof. Dr. João-Francisco foi o curador de uma exposição, em meados de set/2008, na Galeria de Arte da Unicamp (SP), de obras do gravurista e aquarelista polonês Maciej Antoni Babinski (n. 1931), radicado no Brasil desde 1953.

Muito antes, em 1980, ele redigira um belo poema em sua homenagem, abaixo transcrito, muito provavelmente tendo por lastro visual alguma obra do artista, já ambientada ao panorama brasileiro.

Obs.: A transcrição abaixo reproduz literalmente o texto contido na referência ao final desta postagem. Contudo, a leitura completa do poema quase convenceu-me de que, onde se grafa “soma” no quarto verso da primeira estrofe, talvez houvesse a palavra “sombra”, para criar o paralelo lógico com o sentido atribuível ao derradeiro verso da segunda estrofe. Ou não, como diria o Caetano Veloso! (rs)

J.A.R. – H.C.

João-Francisco Duarte Jr.
(n. 1953)

Anunciação

para Babinski

O grito verde do periquito
Flechando o alvo azul do céu
Anuncia o instante que passa
Rumo à soma do passado,
Nesta conta sem razão
A que se chama eternidade.

E fica a certeza da luz,
O voo e a lição ensinada:
Frente ao facho desta vida
Se o tempo tem que ter medida
Há de ser, em cada corpo,
Toda sombra projetada.

(1980)

Composição
(Babinski: pintor polonês)

Referência:

DUARTE JR., João-Francisco. Anunciação. In: BRITO, Heládio; MORAIS, Regis de et al. Oficina: exercícios do ofício da poesia. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 85. (Edição Comemorativa Limitada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário