Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Javier Rodríguez Marcos - Conhecimento do Reino Submarino

O ente lírico identifica-se com alguém que perdeu a vida num naufrágio e teve o corpo dilacerado pelos seres abissais e pela água salgada do mar, submerso no lodo ou confrangido entre as rochas, restando-lhe apenas os ossos, que, nada obstante, têm a capacidade de expressar emoções, como tristeza e resignação.

Os olhos do náufrago já há muito se destacaram do corpo, partindo para longe, onde vagueiam entre pérolas e estrelas do mar: tem-se o fim de uma vida humana que passou a alimentar outras tantas vidas em outro meio, digo melhor, um corpo a nutrir a fauna marinha, enquanto a alma segue em seu estado ainda não totalmente conciliado com a nova realidade.

J.A.R. – H.C.

Javier Rodríguez Marcos
(n. 1970)

Conocimiento del Reino Submarino

Ahora sólo soy huesos. Los peces me conocen
y atraviesan confiados las cuencas de mis ojos.
Se han disuelto mis manos en la sal y mis piernas
crecen entre raíces en las rocas y el fango.
Recuerdo vagamente mi vida y sueño a veces
que hay plantas abisales coronando mi cráneo.
Por la noche mis huesos están tristes y echan
de menos el sonido de un corazón latiendo
y el pulso de la carne
que sirvió de alimento a la fauna marina.
Es la vuelta al origen. Me resigno y me digo
que ya andarán mis ojos entre perlas y estrellas,
como siempre quisieron cuando eran sólo ojos,
ni claros ni serenos, de un hombre en un naufragio.

Oceano Tropical
(Alan Minsfull: pintor inglês)

Conhecimento do Reino Submarino

Agora sou apenas ossos. Os peixes me conhecem
e atravessam confiantes as cavidades dos meus olhos.
Minhas mãos se dissolveram no sal e minhas pernas
crescem entre raízes nas rochas e no lodo.
Recordo vagamente minha vida e às vezes sonho
que há plantas abissais coroando meu crânio.
Pela noite, meus ossos estão tristes e sentem
falta do som de um coração batendo
e da pulsação da carne
que serviu de alimento à fauna marinha.
É a volta à origem. Resigno-me e digo-me
que meus olhos já andarão entre pérolas e estrelas,
como sempre quiseram quando eram olhos somente,
nem claros nem serenos, de um homem num naufrágio.

Referência:

MARCOS, Javier Rodríguez. Conocimiento del reino submarino. In: __________. Poética y poesia: Javier Rodríguez Marcos. Madrid, ES: Fundación Juan March, 2009. p. 46. Disponível neste endereço. Acesso em: 26 jan. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário