Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Heládio Brito - A estopa do poema

Escrever poesias seria como o ato de fiar urdiduras nos tecidos, as quais, muitas vezes, mal se podem ver quando deles nos encontramos distantes. De outro ponto de vista, a depender do intricado do tecido, pode ele ou não deixar entrever a silhueta do corpo que reveste.

Sobreleva aqui a todas as considerações o fato de que, por trás de todo agir humano para se criar o tecido, resta o ruído azucrinante do tear ao fundo: a depender da constituição da planta da fábrica em que inserta a máquina, junto a muitas outras, seremos capazes de escutar a externalidade que mais se aproxima a uma metáfora capaz de representar o chacoalhar do poema ainda na mente do poeta.

J.A.R. – H.C.

Quando as almas deparam-se
(Tomasz Alen Kopera: pintor polonês)

A estopa do poema

tecer o poema
como uma seda
onde o fio se anula
no fio e veda
toda a trama, embora
reste transparente
para quem a veste.

tecer o poema
como esta estopa,
onde a transparência
cobre mais que roupa
e o seu grosso, mais
do que esconde, mostra
o áspero da fábrica:

seu ruidoso urdir,
o teor do tear.

Sem Título
(Melanie Authier: pintora canadense)

Referência:

BRITO, Heládio. A estopa do poema. In: BRITO, Heládio; MORAIS, Regis de et al. Oficina: exercícios do ofício da poesia. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 10. (Edição Comemorativa Limitada)

4 comentários:

  1. Hola, por favor, podes me dar mais informacoes sobre Heládio Brito. Seu nome está em uma das cronicas de Rubem Alves que estou analisando e nao encontro sua biografia. desde agora dou muchas gracias por qualquer informacao.
    saludos iluminados,
    Marta Cosmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Marta: seguem algumas informações que logrei obter da biografia do autor do poema em apreço, que, a julgar por notícias colhidas na grande rede, encontra-se ainda vivo e a residir no Jardim Guanabara, em Campinas (SP).

      Heládio José de Ávila Brito – Nasceu em Amparo (SP), em 29.5.1929; farmacêutico, poeta, industrial e ator cinematográfico, tendo atuado no filme “O profeta da fome”, de Maurice Capovilla (v. http://mostradofilmelivre.com/15/info.php?c=9486); fez parte do grupo fundador da Academia Campinense de Letras – onde ocupa a Cadeira nº 13, tendo por patrono o poeta Castro Alves –; na década de 70, integrou a Diretoria do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (SP).

      Um abraço,

      João A. Rodrigues

      Excluir
    2. Muito obrigada, prezado João A. Rodrigues! Infinitas Benção Divinas para ti e tua família! Um abraço iluminado (Marta Cosmo)

      Excluir
    3. Prezada Marta: retribuo as intenções com a mesma intensidade. Um grande abraço. João A. Rodrigues

      Excluir