Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Theodor Storm - Cântico de Natal

Um dia de puro sentimento não só na vida do poeta, como também na de todos quantos têm lembranças da infância, quando sempre recebíamos algo de presente – quase nada retribuindo, dada a completa dependência em relação aos nossos pais.

Nenhum outro presente, mais dispendioso ou mais barato, chamou-me mais a atenção, quando pequeno, do que certo quebra-cabeça de umas cem peças, se tanto, a formar uma cena da Branca de Neve e os sete anões, num bosque cheio de animais.

Aliás, o puzzle não me foi dado de presente, propriamente. Mas pouco importa: a lembrança de um dia de Natal e a alegria manifesta dos personagens na imagem por mim justaposta foi como um milagre, uma conquista mágica que revelou-me todo o poder que possui aquele que é capaz de criar!

Um belo e inesquecível Natal para todos!

J.A.R. – H.C.

Theodor Storm
(1817-1888)

Weihnachtslied

Vom Himmel in die tiefsten Klüfte
Ein milder Stern hernieder lacht;
Ein weihrauchsüßes Harzgedüfte
Durchschwimmet träumerisch die Lüfte,
Und kerzenhelle wird die Nacht.

Mir ist das Herz so froh erschrocken,
Das ist die liebe Weihnachtszeit!
Ich höre fernher Kirchenglocken
Mich lieblich heimathlich verlocken
In märchenstille Herrlichkeit.

Ein frommer Zauber hält mich wieder,
Anbetend, staunend muß ich stehn;
Es sinkt auf meine Augenlieder
Ein goldner Kindertraum hernieder,
Ich fühl’s, ein Wunder ist geschehn.

Cena de Natal
(Thomas Kinkade: pintor norte-americano)

Cântico de Natal

Do céu aos vales mais profundos,
A luz suave de uma estrela desce;
Dos pinhais evolam doces odores
Que a brisa invernal faz ascender;
E a noite transcorre à luz de velas.

Meu coração é só contentamento,
Pois esta é a temporada do Natal!
A distância ouço os sinos da igreja,
ternos e familiares, a atraírem-me
Ao fascínio de um conto de fadas.

Sobrevém-me um ascético êxtase
E, enlevado, permaneço estático;
Sobre as minhas pálpebras desce
Um sonho dourado de infância:
Sinto que um milagre aconteceu.

Referência:

STORM, Theodor. Weihnachtslied. In: __________. Gedichte. Berlin, DE: Verlag von Heinrich Schindler, 1856. s. 5.


Nenhum comentário:

Postar um comentário