Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Benjamin Galai - Minha Geração

Benjamin Yekutiel Galai (1921-1995) nasceu em Vladivostok, na Rússia, estabelecendo-se, posteriormente, em Eretz, Israel, vindo a falecer, mais tarde, em Jerusalém. O poema de sua autoria, a ilustrar esta postagem, postula que se esqueçam todas as linhas de força à volta das quais gravita grande parte da história não só do povo judeu: a pertença a uma raça e a uma pátria.

Nenhuma amarra é capaz de controlar a vontade do poeta em sua busca de liberdade plena, nenhum parâmetro fincado em éticas religiosas, nada de representações simbólicas, muito menos de conversa fiada: espera apenas saciar a sua fome e usufruir de algum descanso. Que mais uma vez Sodoma experimente a sua lufada dissoluta...

J.A.R. – H.C.

A cegueira dos habitantes de Sodoma
(Charles-André van Loo: pintor francês)

Minha Geração

Estou farto de símbolos, de leis divinas,
do chamado de meu coração, e do código estabelecido
para a minha geração. Duas vezes em meus dias
dei a melhor metade de minha vida – basta!
Basta de símbolos garridamente enfeitados,
basta de conversa fiada, santificada!
A bela Sodoma pode já e novamente
imergir no abismo e na pura decomposição.

Minha geração! Palavras altissonantes!
Muitas dessa espécie jazem mortas em meu peito.
Doravante não quer ouvir outra palavra
que não seja para pedir comida e descanso.

A não ser que possais criar do nada
cem corpos de guerreiros olhirrubros
para que nossa alma única seja imolada
a todas as bestas celestes como estas:
à raça... à pátria... e a vós também.

O jardim das delícias terrenas
(Jeroen Bosch Hertogenbosch: pintor holandês)

Referência:

GALAI, Benjamin. Minha geração. Tradução de J. Guinsburg. In: GUINSBURG, J. Quatro mil anos de poesia. Organização de J. Guinsburg e Zulmira Ribeiro Tavares. Desenhos de Paulina Rabinovich. São Paulo, SP: Perspectiva, 1969. p. 463. (Coleção “Judaica”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário