Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 18 de novembro de 2018

Ana Cristina Cesar - Samba-canção

Rememorando a marchinha que foi sucesso na voz de Carmen Miranda – “Pra você gostar de mim”, de Joubert de Carvalho –, a poetisa carioca vai mais além, a evidenciar tudo de que foi capaz para atrair a atenção e o carinho do amado e, ao fim, reconhece que “tantas fiz”, exatamente um dos motes de outro samba-canção, de Vinicius de Moraes & Toquinho, a saber, “Samba da Volta”.

Literalmente, Ana estava aos “pés do parceiro”, mesmo que pela via telefônica, porque para ser bruxa, fera, malandra, bicha, viada, vândala, maquiavélica, lançando mão de todos os efeitos que os produtos de cosméticos e de beleza são capazes de acentuar, só mesmo estando próximo do desespero (rs).

J.A.R. – H.C.

Ana Cristina Cesar
(1952-1983)

Samba-canção

Tantos poemas que perdi.
Tantos que ouvi, de graça,
pelo telefone – taí,
eu fiz tudo pra você gostar,
fui mulher vulgar,
meia-bruxa, meia-fera,
risinho modernista
arranhando na garganta,
malandra, bicha, 
bem viada, vândala,
talvez maquiavélica,
e um dia emburrei-me,
vali-me de mesuras
(era uma estratégia),
fiz comércio, avara, 
embora um pouco burra, 
porque inteligente me punha
logo rubra, ou ao contrário, cara
pálida que desconhece
o próprio cor-de-rosa,
e tantas fiz, talvez
querendo a glória, a outra
cena à luz de spots,
talvez apenas teu carinho,
mas tantas, tantas fiz...

Em: “A teus pés” (1982)

A Odalisca
(Konstantin Razumov: pintor russo)

Referência:

CESAR, Ana Cristina. Samba-canção. In: __________. Ana Cristina Cesar. Organização, apresentação e notas de Armando Freitas Filho; ensaio de Silviano Santiago. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 2004. p. 80-81. (Coleção “Novas Seletas”: Coordenação de Laura Sandroni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário