Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 21 de março de 2015

Edgar Allan Poe - Sozinho

Volta aqui o poeta norte-americano das histórias tormentosas, aterrorizantes, a nos dar ciência do porquê, ou melhor, de como se tornou tão íntimo das coisas, diríamos de que modo?, sobrenaturais – para não as qualificar, a bem dizer, aterrorizantes, infernais.

E há mesmo no espírito de Poe, como aduzem as suas próprias palavras, um tipo de amor, mas um amor não inter-relacional, senão em interação consigo mesmo: “E tudo o que eu amei, amei sozinho”. Um amor platônico? Um amor que vive o prazer de amar para si mesmo? Assim meio pessoano? Algo como o daquela música lusitana: “de quem eu gosto, nem às paredes confesso”?

Pode ser tudo isso ou não: contudo, decerto, é um amor capaz de vislumbrar o demo ali no mais profundo azul dos olhos do poeta. Um amor luciferiano.

J.A.R. – H.C.

Edgar Allan Poe
(1809-1849)

Alone

From childhood's hour I have not been
Pa others were − I have not seen
Pa others saw − I could not bring
My passions from a common spring −
From the same source I have not taken
My sorrow − I could not awaken
My heart to joy at the same tone −
And all I loved – I loved alone.

Then − in my childhood, in the dawn
Of a most stormy life − was drawn
From every depth of good and ill
The mystery which binds me still −
From the torrent, or the fountain −
From the red cliff of the mountain −
From the sun that round me rolled
In its autumn tint of gold −
From the lightning in the sky
As it pass’d me flying by −
From the thunder and the storm −
And the cloud that took the form
When the rest of Heaven was blue
Of a demon in my view.

Gravura para “O Paraíso Perdido”
(John Milton)
Gustave Doré: 1832-1883

Sozinho

Da hora da infância, eu nunca pude ser
Como outros eram, – nunca pude ver
Como outros viam, – sentimento algum
Pude extrair de manancial comum.
Nas mesmas fontes eu não fui buscar
A minha dor; não pude despertar
Meu gozo com os tons de meu vizinho;
E tudo o que eu amei, amei sozinho.

Então, – na minha infância, – foi tirado,
Na aurora de um viver atormentado,
Dos abismos de todo mal e bem,
O mistério que ainda me retém:
Da torrente e da fonte,
Do penhasco vermelho do monte,
E do sol, a rolar a meu lado
Com as tintas do outono dourado...
Do corisco na altura sem fim,
Que voando passava por mim...
Da tormenta, da voz do trovão,
E da nuvem, criando a ilusão
(Lá no meio do azul a brilhar)
De um demônio em meu olhar.

Referência:

POE, Edgar Allan. Alone / Sozinho. In: VIZIOLI, Paulo (Seleção e Tradução). Poetas norte-americanos. Antologia Bilíngue. Edição Comemorativa do Bicentenário da Independência dos Estados Unidos da América: 1776-1976. Rio de Janeiro, RJ: Lidador, 1974. p. 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário