Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 30 de março de 2015

Cecília Meireles - Os Gatos da Tinturaria

Ao revisitar uma pequena antologia da poetisa carioca, eis que encontro um poema a fazer referência aos gatos. E nele se percebe o que Celso Luft resenha sobre a poesia de Cecília:

Notória é a perseguição tenaz de uma expressão depurada, ascética, rarefeita, a ânsia de perfeição formal. Poesia de eficiente musicalidade e flagrantes sugestões pictóricas, poesia sensorial, visual sobretudo. Sinestesias das mais felizes são responsáveis por verdadeiras magias verbais (LUFT, 1979, p. 211).

E Luft não se engana: na poema que ilustra este ‘post’, nota-se o recurso preferencial ao visual e ao audível, ao lançar-se mão de injunções tais como “descolorido”, “polícromos”, “arco-íris”, “lumes”, “xadrez” – como se os felinos, com o pelo já quase acrômico, ali buscassem, claro! na tinturaria, um meio de tingi-los para restaurar a beleza primordial –, e outras tantas quanto “ruídos”, “bocejos”, “voz”.

J.A.R. – H.C.

Cecília Meireles
(1901-1964)

Os Gatos da Tinturaria

Os gatos brancos, descoloridos,
passeiam pela tinturaria,
miram polícromos vestidos.

Com soberana melancolia,
brota nos seus olhos erguidos
o arco-íris, resumo do dia,

ressuscitando dos seus olvidos,
onde apagado cada um jazia,
abstratos lumes sucumbidos.

No vasto chão da tinturaria,
xadrez sem fim, por onde os ruídos
atropelam a geometria,

os grandes gatos abrem compridos
bocejos, na dispersão vazia
da voz feita para gemidos.

E assim proclamam a monarquia
da renúncia, e, tranquilos vencidos,
dormem seu tempo de agonia.

Olham ainda para os vestidos,
mas baixam a pálpebra fria.

Referências:

LUFT, Celso Pedro. Cecília Meireles. In: __________. Literatura portuguesa e brasileira. Enciclopédia Globo para os Cursos Fundamental e Médio. Organização de Álvaro Magalhães. V. II. Porto Alegre, RS: Globo, 1979. p. 210-211.

MEIRELES, Cecília. Os gatos da tinturaria. In: __________. Cecília de bolso: uma antologia poética. Organização e apresentação de Fabrício Carpinejar. Porto Alegre, RS: L&PM, 2008. p. 96-97. (L&PM Pocket; v. 700)
ö

Nenhum comentário:

Postar um comentário