O poeta inglês homenageia
o famoso compositor alemão, aludindo à sua genialidade musical, à sua
habilidade em compor peças para dar alento, refrigério e beleza à vida,
equiparando-as ao trabalho laborioso e harmonioso de um apicultor que cuida das
abelhas em suas colmeias.
Bach, se apicultor fosse,
teria enxergado uma profusão de notas musicais no zumbido e no movimento dos
enxames: cada nota se pareceria com uma abelha regressando à colmeia específica
a que pertence, mantendo-se suspensa no ar para preencher as células com a
doçura do mel em tom de “dó maior”.
Com efeito, precisão
e ordem caracterizam a música de Bach, parâmetro que decerto levou o poeta a metaforizá-la
por meio da estrutura e organização de um alveário, ao redor do qual o
movimento das abelhas se assemelharia a uma dança, e o ar que a tudo envolve,
impregnado do aroma das flores, se converteria num “perfumado jardim”.
Sob tal imagística, logo
se deduz que Tomlinson conjectura que o compositor poderia ter facilmente apreendido
o lugar da música na cultura como o do âmbito em que as almas das pessoas seriam
nutridas, dela obtendo consolo e alívio às suas inquietudes.
J.A.R. – H.C.
Charles Tomlinson
(1927-2015)
If Bach Had Been a
Beekeeper
for Arvo Pärt
If Bach had been a beekeeper
he would have heard
all those notes
suspended above one another
in the air of his ear
as the differentiated swarm returning
to the exact hive
and place in the hive,
topping up the cells
with the honey of C major,
food for the listening generations,
key to their comfort
and solace of their distress
as they return and return
to those counterpointed levels
of hovering wings where
movement is dance
and the air itself
a scented garden
Música de Câmara
(Anthony Armstrong: artista afro-americano)
Se Bach Houvesse Sido um Apicultor
para Arvo Pärt
Se Bach houvesse sido um apicultor,
teria escutado
todas aquelas notas
suspensas umas sobre as outras,
no ar à volta de seus ouvidos,
como o diferenciado enxame retornando
à exata colmeia
e, nela, ao seu distintivo lugar,
preenchendo as células
com o mel do Dó maior,
alimento para a geração de ouvintes,
chave para o seu conforto
e consolo para a sua angústia,
enquanto regressam e regressam
àqueles níveis contraponteados
de asas drapejantes, onde
o movimento é dança
e o próprio ar
um perfumado jardim
Referência:
TOMLINSON, Charles. If
Bach had been a beekeeper. n: BENSON, Gerard; CHERNAIK, Judith; HERBERT, Cicely
(Eds.). Best poems on the underground. 1st. publ. London, EN: Weidenfeld & Nicolson, 2009. p. 276.
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