Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Lya Luft - Semântica

Na semântica da escritora, tradutora e poetisa gaúcha, o que resta consignado para uma palavra também comporta o seu oposto, seu antônimo, porque o mundo é toda essa manifesta dualidade fenomênica, a conglobar, por extensão, os signos linguísticos das representações que atribuímos aos elementos da natureza.

 

Se a voz lírica fala “morte”, por conseguinte, pretende reforçar o que seja a vida, seu polo oposto. E não há que se procurá-la, dilucidá-la, esclarecê-la nas linhas, nas páginas dos livros, pois logo sobrevém outro giro semântico, e aquilo que deveria se mostrar ostensivo aos olhos, passa à escala de ocultação entre as linhas, de disfarce que, a todo transe, revela um inaudito poder de sedução.

 

J.A.R. – H.C.

 

Lya Luft

(1938-2021)

 

Semântica

 

Não se enganem comigo:

se digo sul pode ser norte,

chego mas fico ausente,

o triste é também o belo,

procuro o que não se perde

nem se pode encontrar.

 

Buscar resposta nos livros

é esconder-se entre linhas.

Não creio no que se enxerga,

mas nisso que se disfarça

por mais que se tente olhar:

assim me tem seduzida.

 

Eis o jogo que eu persigo,

meu jeito de ser feliz,

o desafio que me embala:

sempre que escrevo “morte”

estou falando da vida.

 

Morte e Vida

(Gustav Klimt: pintor austríaco)

 

Referência:

 

LUFT, Lya. Semântica. In: __________. Para não dizer adeus. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2005. p. 133.

Nenhum comentário:

Postar um comentário