Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Paes Loureiro - Os rostos da Amazônia ou deslenda rural

A parodiar conhecidas passagens bíblicas, o excerto do poema abaixo, do poeta paraense Paes Loureiro, retrata o estado de agruras imposto às terras amazônicas pelo grande capital, que apenas ali se encontra para extrair-lhes as riquezas – como minério e o potencial das águas –, restituindo-lhes muito pouco em troca.  

E, claro, não se esquece Loureiro das lutas sangrentas pela posse da terra, em especial na região sudeste do Estado do Pará, onde grileiros e posseiros já deram motivos para manchetes deploráveis estampadas na mídia nacional.

J.A.R. – H.C.

João de Jesus Paes Loureiro
(n. 1939)

Os rostos da Amazônia ou deslenda rural
(LOUREIRO, 1985, p. 92-93)

III

Senhor,
por que me abandonaste,
aos que me crucificam
em minha terra
em meu salário
em minha fome...

Senhor,
por que me abandonaste,
aos que lançaram dólares
em minha terra
em meu salário
em minha fome...

Senhor,
por que me abandonaste,
aos que me amortalham
em minha terra
em meu salário
em minha fome.

Tomai e comei
este é meu corpo
redividido em lucro e latifúndio.

Tomai e bebei
este é meu sangue
redividido em ouros e minérios.

Comei e bebei
este é meu povo
redividido em braço e mais-valia.

Amazônia! Amazônia!
Quem te ama?

Nas quebradas do silêncio
− capoeira, mato adentro, terras do sem fim –
uma cunha violada cava a cava,
enterra o Uirapuru baleado por grileiros
que com posseiros disputaram a terra,
e ouve uma canção de consumo em videotape...

Em: “Deslendário”

Amazônia
(Cristiane Campos: pintora paulista)

Referência:

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cantares amazônicos. 1. ed. São Paulo, SP: Roswitha Kempf Editores, 1985.

2 comentários:

  1. Excelente! O fragmento da poesia consegue aliar crítica, sensibilidade e denuncia. O Pf. João de Jesus Paes Loureiro, além de ser um grande intelectual ao dominar outras áreas do campo das humanidades, tem na simplicidade, para mim, o seu maior predicado. Um nome à altura das nossas lutas e encantos pela Amazônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a),
      Faço coro às suas palavras: trata-se de uma figura de renome nas letras e na cultura paraense e, por extensão, da Amazônia.
      Muito grato pelo comentário.
      Um abraço,
      J. A. Rodrigues

      Excluir