Alpes Literários

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UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Maria Lúcia Dal Farra - Loucura

Distanciando-se das definições simplistas e estigmatizantes, a poetisa nos leva a uma reflexão nada convencional sobre a natureza da loucura, essa “órbita” vastíssima – sem fronteiras precisas e inserta num universo em constante movimento –, pejada de “constelações superiores” e “ilimitadas águas”.

 

Arrisquemo-nos a interpretar as palavras da autora: em sua potencial riqueza, a loucura pode açambarcar – quem sabe? – formas insuspeitadas de conhecimento e experiência, de inventividade e cura, quando não de expressão para infinitos significados, ou até mesmo de representação para um itinerário permeado por ideias de transmutação e de redenção.

 

Seja como for, Dal Farra não minimiza o fato de que a loucura quase sempre se aproxima de um perigo iminente de abismo, pois que terreno instável e inseguro, cujos campos de força atraem-nos pelos nossos flancos mais vulneráveis.

 

Em tempo: este poema pertence à seção intitulada “Anne Sexton” na obra em referência, podendo sugerir, por conseguinte, que a autora teria se inspirado, para redigi-lo, pelo estado psicológico em que envolta a poetisa norte-americana – e que, ao fim e ao cabo, precipitou-lhe o fim da vida.

 

J.A.R. – H.C.

 

Maria Lúcia Dal Farra

(n. 1944)

 

Loucura

 

A órbita da loucura é imensa.

 

Aviso às incautas criaturas

tanto quanto

aos navegantes sem rumo.

Nela se movem constelações superiores

ilimitadas águas

e as mãos com que Deus nos acena

(segundo a segundo)

com a sua graça.

 

Consolos prontos a redimir o mundo

palavras ausentes de escrita

ali se asilam

e mais

o risco do iminente abissal.

 

É tão amplo o rosto da loucura

que podem caber nele

quaisquer

das nossas muitas faces

 

– inclusive esta com que agora me empenho

em apreendê-lo.

 

Homem enlouquecido pelo medo

(Gustave Courbet: pintor francês)

 

Referência:

 

DAL FARRA, Maria Lúcia. Loucura. In: __________. Alumbramentos. 1. ed. São Paulo, SP: Iluminuras, 2011. p. 36.

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