Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Uma Semana com Neruda – (VI) Isto É Simples

O “princípio da igualdade” num formato poético: é exatamente desse modo que podemos condensar a ideia medular do curto poema de Neruda que ora postamos.

Ele parece nos dizer que, na natureza, distintamente do meio social, nada busca a precedência com fundamento em algum critério distintivo. Basta apenas a experiência de vida. Simples assim!

J.A.R. – H.C.

Pablo Neruda: 1904-1973
(Caricatura)

LI. Esto Es Sencillo

Muda es la fuerza (me dicen los árboles)
y la profundidad (me dicen las raíces)
y la pureza (me dice la harina).
Ningún árbol me dijo:
“Soy más alto que todos”.
Ninguna raiz me dijo:
“Yo vengo de más hondo”.
Y nunca el pan ha dicho:
“No hay nada como el pan”.

Natureza-Morta
(Luis Meléndez: 1716-1780)

LI. Isto É Simples

Muda é a força (me dizem as árvores)
e a profundidade (me dizem as raízes)
e a pureza (me diz a farinha de trigo).
Nenhuma árvore me disse:
“Sou mais alta que todos”.
Nenhuma raiz me disse:
“Eu venho de mais fundo”.
E nunca o pão disse:
“Não há nada como o pão”.

Referência:

NERUDA, Pablo. Esto es sencillo/Isto é simples. In: __________. Antologia poética. 22. ed. Tradução de Eliane Zagury. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012. p. 300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário