Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 1 de abril de 2014

Hördelin – Sócrates e Alcibíades

Vem de Hördelin mais um poema sobre o belo, a fazer referência ao relacionamento que tiveram Sócrates, o célebre filósofo ateniense, e o não menos famoso general e político Alcibíades, seu conterrâneo.

 

É notória a associação do poema à passagem que Platão imortalizou em “O Banquete”: adentrando o recinto onde vários comensais já haviam elaborado discursos a Eros, Alcibíades, já meio ébrio, foi instado a fazer o mesmo. E, diversamente, a quem ele se propôs elogiar? Com todo o respeito (rs), passou a tecer loas a Sócrates!

 

O general, mais jovem e de reconhecida beleza, tenta seduzir Sócrates, buscando enredá-lo em suas paixões – o que se há de interpretar como favores sexuais! –, por meio de estratagemas que sequer tem pudor em descrevê-los a todos os ouvintes.

 

Mas talvez a principal preleção que se extrai do texto de Platão seja mesmo a de que o verdadeiro amante não busca escravizar o amado, senão conduzi-lo a um estágio de conhecimento mais elevado, assim como se, referindo-nos a desníveis de pontos extremos do filete de água em vasos comunicantes, Sócrates fosse capaz de equipará-los por meio de sua sabedoria.

 

Na parte mais sugestiva de sua fala, Alcibíades compara Sócrates ao sátiro Mársias – um tocador de flauta bastante qualificado –, assim como às figuras Silenus, que por fora pareciam despojadas, simplórias até, mas eram ricas em seu interior, pois ali comportavam esculturas de divindades.

 

À parte as possibilidades eróticas das descrições, o general torna explícito o poder de Sócrates em cativar os ouvintes com os seus argumentos, além de elogiar o que lhe vai no interno, pois a segunda analogia que emprega não deixa margem, por outro lado, a que se duvide do aspecto pouco atraente do filósofo.

 

Os atos de resistência, de meditação e de bravura de Sócrates, presenciados em várias oportunidades por seu orador-discípulo, encerram a exposição, como que a sublinhar a singularidade de sua figura humana.

 

Por ora, penso que baste como síntese. Para quem quiser ler tal discurso na íntegra, ofereço referência ao final desta postagem.

 

J.A.R. – H.C.

 

Sokrates und Alcibiades

 

“Warum huldigest du, heiliger Sokrates,

Diesem Jünglinge stets? Kennest du Grösseres nicht?

Warum siehet mit Liebe,

Wie auf Götter, dein Aug’ auf ihn?”

 

Wer das Tiefste gedacht, liebt das Lebendigste,

Hohe Jugend versteht, wer in die Welt geblickt,

Und es neigen die Weisen

Oft am Ende zu Schönem sich.

 

Alcibíades Sendo Ensinado por Sócrates

François-André Vincent (1746-1816)

 

Sócrates e Alcibíades

 

“Por que, divino Sócrates,

Te mostras tão obsequioso com este jovem? Não conheces algo mais sublime?

Por que o contemplas com amor,

Tal como o fazemos com os deuses?”

 

Quem pensa com profundidade, ama o mais vivaz;

Depois de bem divisar o mundo,

Compreendemos o que seja a virtude.

E amiúde os sábios se inclinam até a beleza.

 

Referências:

 

HÖLDERLIN, Friedrich. Sokrates und Alcibiades. In: __________. Poesía completa. Edición bilingüe. Madrid, Barcelona: Ediciones 29, 1977. p. 124-127.

 

PLATÃO. O banquete. In: __________. Diálogos: O banquete, Fédon, Sofista, Político. Traduções de José Cavalcante de Souza. São Paulo: Victor Civita, 1972. p. 52-58. (Coleção Os Pensadores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário