Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Brasileirão 2013 – Série A – 37ª Rodada – Projeções para o Fim

Prezado(a)s amigo(a)s do futebol,

1. Foi-se a penúltima rodada e agora só falta a 38ª e última. E o Modelo Esotérico-Matemático, tal como da última vez, mantém os mesmo quatro últimos colocados como os principais “pretendentes” a singrar por mares já dantes navegados por eles mesmos, isto é, a Série B: Vasco da Gama, Fluminense, Ponte Preta e Náutico (clique em cima das tabelas para que aumentem).


2. Na parte de cima, mantêm-se também os mesmos quatro postulantes à Libertadores, mudando-se apenas a ordem em relação à projeção da 36ª rodada, entre o Grêmio e o Atlético-PR. Então, projeta-se para o fim, neste momento, a mesma ordem da classificação atual: Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR e Goiás. Vejam o quadro abaixo:


3. Fazendo agora um passeio analítico pelo Z4, penso que não errei muito da vez anterior, quando afirmei que o Fluminense e o Vasco tinham amplas chances de caírem para a Segundona. Hoje, elas estão mais palpáveis do que nunca: vejam o que dizem as probabilidades!


4. Investigando os jogos dos times que ainda apresentam chances de cair, tem-se: (i) Internacional – pega a Ponte Preta em casa, já rebaixada, e obviamente está praticamente livre do descenso; (ii) Criciúma – joga contra o Botafogo no Rio de Janeiro e pode muito bem se complicar se perder o jogo e, ao mesmo tempo, o Vasco vencer o Atlético-PR com mando de campo deste último; contudo, basta que empate para permanecer na 1ª Divisão, pois tem 13 vitórias contra 11 do Vasco, neste caso, tal como o Fluminense; (iii) Coritiba – joga fora contra o São Paulo, segundo consta, com o time tricolor misto; caso vença, estará livre; se empatar e o Vasco vencer, cai à Segundona; se o Vasco empatar, o Coritiba se mantém na Primeirona contanto que não perca por mais de dois gols de diferença ou o Fluminense não vença o seu jogo contra o Bahia fora; (iv) Vasco – joga contra o Atlético-PR fora, provavelmente em Joinville (SC), e suas chances maiores são se vencer o prélio, e um dos dois, Coritiba ou Criciúma, não lograr vitória; (v) Fluminense – tem que vencer o Bahia em Salvador e esperar que Coritiba e Vasco da Gama não vençam os seus jogos; ou seja, sob o meu ponto de vista está praticamente rebaixado à Segundona; e (vi) Ponte Preta e Náutico já estão matematicamente lá.

5. Resumindo: as chances de dois times cariocas disputarem a 2ª Divisão em 2014 são muito grandes. Será que o homem da mala já marcou algumas viagens, para os próximos dias, a pontos específicos deste país? (rs).

Um abraço a todo(a)s.

Fontes:

J.A.R. – H.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário