Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

sábado, 12 de dezembro de 2009

Ranking CBF do Futebol Nacional 2009

A CBF acabou de veicular, em seu "site", o ranking do futebol brasileiro ao final de 2009, o qual, como já dissemos na postagem imediatamente anterior, agrega pontuações da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, segundo os critérios ali declinados. O rol com os 20 (vinte) primeiros colocados é o seguinte:


Segregando-se os dados acima, pela composição de cada uma das competições mencionadas, tem-se:



Nota-se, de plano, que, para subir em tal ranking, é preferível você participar da Copa do Brasil que da Libertadores, tendo em conta que esta última não conta para ele. Mas como a presença em ambos os eventos diz respeito a possibilidades mutuamente excludentes, deixará de ganhar pontos quem tão-somente disputar o mais importante torneio sul-americano.

Conclusão: o ranking da CBF é tão absurdo, que obviamente não pode ser levado a sério. Vejam também por onde anda o Cruzeiro, tetracampeão da Copa do Brasil, no quadro acima. Afora outras "bolas fora", além das já apresentadas por este comentador na postagem anterior !

Por exemplo: você concorda, leitor, que o São Paulo, campeão brasileiro em 2006, e fora da disputa pela Copa do Brasil daquele ano por encontrar-se na Libertadores, tenha agregado 60 pontos ao supramencionado ranking da CBF, e o Vasco da Gama, vice-campeão da Copa do Brasil e 6º lugar no Brasileiro naquele mesmo ano, haja agregado 75 (20 + 55) pontos ?!

Sinceramente, nem a mais sã racionalidade matemática, nem o mais "apurado" espírito esotérico (rs) poderão me convencer de tamanha sandice!

Daí porque a coisa menos errada seria apresentar os rankings dos dois certames separadamente, como os dispomos aqui. O leitor-torcedor que conclua por si!

(JAR/HC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário