Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 6 de dezembro de 2009

Mensagem de Final de Ano: 2009-2010

Prezado(a)s Internautas,
Passado mais um ano em nossas vidas, o de 2009, não se há de dizer que foi totalmente descartável: algumas vitórias foram conseguidas pelo Brasil no cenário internacional.
No plano esportivo, nosso país sediará dois dos maiores eventos do mundo, vale dizer, a Copa da Fifa, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016, num intervalo de apenas dois anos entre eles, circunstância que, salvo engano, apenas os EUA enfrentaram (Copa em 1994 e Olimpíadas em 1996).
Serão investimentos portentosos que podem catapultar definitivamente o país ao primeiro mundo, se bem implementados. Contudo, se carreados por interesses politiqueiros, a um aumento desmesurado da tributação certamente sobrevirá grave reicidiva nos gastos públicos, com o comprometimento da saúde da economia.
Nem só de vitórias, entretanto, o ano será lembrado ! O imbróglio diplomático em que o país se meteu, com a deposição do presidente Zelaya em Honduras e a sua "estadia" indesejada na embaixada brasileira em Tegucigalpa, configura um quadro de desajuste em nossas relações com países vizinhos que, antes que seja tarde, haverá de ser revisto.
Iternamente, mais uma vez a classe política brasileira deixou transparecer uma crise ética que perdura quase à eternidade. Novos casos de corrupção - dentre os quais sobressaem os escândalos envolvendo o atual governador do Distrito Federal, Arruda - evidenciam que necessitamos urgentemente revisitar as casas da justiça, da honestidade, da hombridade e do respeito mútuo ! E isso tanto mais em razão de permanecermos com uma distribuição de renda iníqua, com milhões de pessoas ainda abaixo do nível de pobreza ou de subsistência mínimo, fato que confere contornos ainda mais condenáveis ao desvio ilícito de verbas públicas.
Aguardemos os próximos anos: eles serão marcados pelas decisões que tomaremos já em 2010, ano de eleições em todo o país, oportunidade para escolhermos melhor nossos representantes à presidência e ao parlamento.


Um grande Natal e um Ano Novo venturoso para todos nós.
E que o Eterno nos conceda o dom de continuarmos vivos, para vermos o que virá !
Um grande abraço para todo(a)s.
(JAR/HC)

Um comentário:

  1. O estrago desses eventos nas contas do país será bem maior do que a construção de Brasília.
    E se o Lula voltar em 2014, o próximo projeto será mandar o homem a Marte. "Nunca antes na história dessa Terra..."

    ResponderExcluir