Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Desempenho Comparado das Dez Primeiras Rodadas em Cada Turno do Brasileirão 2011

Terminados todos os jogos da 29ª Rodada do Brasileirão 2011, apresentamos, a seguir, um quadro comparativo do desempenho de cada um dos sete principais postulantes ao título, para as dez primeiras rodadas em cada turno.

Por meio dele se observa que a maioria dos times exibe declínio em seu desempenho, outros melhora - como é o caso do Fluminense. Percebe-se, ainda, piora nos números da defesa de alguns postulantes, sendo a mais expressiva a quantidade de gols tomados pela retaguarda do Flamengo.

Para ciência, observo que os dados estatísticos aglutinados dos campeonatos de 2008 a 2010 mostram que ter uma grande defesa guarda maior correlação com as primeiras posições - inclusive, é óbvio, com a conquista do troféu -, do que, por exemplo, possuir um grande ataque.

Não fossem a distância já meio substancial em que se encontra em relação ao líder (6 pontos) e o momento já avançado do campeonato, diria que o Internacional teria tudo para chegar ao topo, pois sua defesa melhorou e o ataque continua eficiente, mesmo com a ausência momentânea de seu centroavante Leandro Damião.

Ficamos aqui, por agora. Em breve apresentarei as projeções para o final do campeonato, à luz da métrica do Modelo Esotérico-Matemático (MEM), considerando os números até o final da mencionada 29ª rodada.


Um grande abraço a todos.

J.A.R./H.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário